Antecipação do 13º INSS: Calendário de Pagamentos Começa Hoje!
Antecipação do 13º INSS: Calendário de Pagamentos Começa Hoje!

Aguarde ansiosamente: a antecipação do 13º salário INSS 2023 começa hoje! Descubra quando e como os 34,2 milhões irão receber. Tem direito? Confira!
A antecipação do 13º salário do INSS de 2025 começa hoje, 24 de abril. A medida beneficia cerca de 34,2 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país.
O pagamento será feito em duas parcelas, a primeira entre 24 de abril e 8 de maio e a segunda entre 26 de maio e 6 de junho.
Impacto Econômico e Justificativa da Medida
O governo busca injetar R$ 62,6 bilhões na economia com essa antecipação, visando dar suporte financeiro extra aos beneficiários.
Nesse sentido, a maioria dos contemplados recebe até um salário mínimo. Os pagamentos ocorrerão de forma escalonada, conforme o último dígito do Número de Inscrição Social (NIS).
Os beneficiários que recebem mais de um salário mínimo começam a receber a partir de 2 de maio.
Consulta ao Calendário de Pagamentos
Para verificar o calendário de pagamento, é possível acessar o site ou aplicativo Meu INSS.
Alternativamente, os beneficiários podem ligar para a central de atendimento pelo telefone 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Exclusões de Direito ao 13º Salário
Os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e da Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao abono de Natal, conforme legislação vigente. Essa regra se mantém nas antecipações realizadas nos últimos anos.
Panorama e Próximos Passos
Essa política de antecipação do 13º vem sendo adotada desde 2020 e continuará para aqueles que receberam benefícios ao longo do ano de 2025.
Com a primeira parcela começando agora e a segunda prevista para o final de maio, os beneficiários devem se organizar para essa entrada adicional de renda.
O INSS reforça que não há previsão de um “14º salário” para o ano, contrariando rumores que circulam nas redes sociais. Todos os pagamentos e condições têm base legal e seguem os cronogramas previamente anunciados.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.