Aposentadoria antecipada com a nova lei do INSS: Saiba tudo

sua aposentadoria pode ser antecipada graças à essa nova lei do INSS que pode ajudar muita gente a receber dinheiro!

Aposentadoria antecipada com a nova lei do INSS: Saiba tudo
Foto: Reprodução

Recentemente, o INSS tem passado por uma série de mudanças para readequar a oferta de benefícios para o público brasileiro, e você pode entender tudo sobre as novas escolhas!

Quais as principais mudanças na Previdência Social?

A Previdência Social é sempre um tema bastante polêmico, principalmente com as novas regulamentações proposta recentemente; veja as principais:

Aposentadoria por tempo de contribuição

O governo trouxe novos cálculos para a aposentadoria por tempo de contribuição, o que impactou bastante para o público brasileiro.

Por agora, o tempo de contribuição mínimo para mulheres é de 30 anos, enquanto para homens é de 35 anos, sem levar em consideração a idade do trabalhador.

Aposentadoria por idade

A Reforma da Previdência que passou nos últimos tempos teve seu maior impacto justamente na aposentadoria por idade.

Isso porque o governo trouxe um novo cálculo progressivo, que a cada ano aumentará a idade mínima, atualmente em 65 anos para homes e 62 para mulheres. 

Nos argumentos do governo, o objetivo é adequar-se ao aumento da expectativa de vida da população brasileira, ajeitando os gastos com a Previdência Social.

Aposentadoria por invalidez

A aposentadoria por invalidez agora é chamada de Benefício por Incapacidade Permanente, disponibilizado justamente para quem teve problemas de saúde que impossibilitam o trabalho.

De acordo com a legislação, uma série de problemas de saúde podem enquadrar-se no quesito de incapacidade, precisando passar justamente pela perícia técnica do INSS.

Aposentadoria especial

A aposentadoria especial é um importante recurso do INSS para o público que trabalhou exposto a riscos de agentes biológicos, físicos ou químicos.

Para esses profissionais, a aposentadoria especial pode ser concedida a partir dos 55 anos de idade, com o tempo de contribuição variando de acordo com o setor de trabalho.

Como adiantar a aposentadoria de acordo com as novas regras?

A melhor maneira de adiantar a aposentadoria é buscar o enquadramento correto à legislação brasileira.

Isso porque o cálculo do tempo para se aposentar pode ser feito diferentes maneiras, levando em consideração a estratégia adotada para conferir uma maior adequação às possibilidades.

Nesse sentido, funcionários de uma série de trabalhos bem populares no Brasil poderão solicitar a aposentadoria especial, como os pedreiros.

Por isso, saber bem sobre a legislação e buscar a estratégia mais eficiente pode te ajudar a ganhar alguns anos na aposentadoria.

Além disso, o envio da documentação correta é fundamental para otimizar o tempo e buscar a melhor opção financeira de acordo com a legislação.

Outros beneficios do governo

Além da aposentadoria, o governo brasileiro conta com outros benefícios que têm sido solicitados pelo público.

Nesse sentido, o Benefício da Prestação Continuada, ou simplesmente BPC, tornou-se um recurso para quem não se enquadrou à aposentadoria por invalidez.

Para os próximos meses, o governo planeja um grande pente-fino na plataforma dos beneficiários, buscando justamente evitar fraudes e liberações indevidas.

Por isso, os beneficiários precisam ficar de olho nas atualizações do BPC para não perder os prazos e as ações.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.