Aposentadoria para MEI: como é calculada e quais são as regras para 2025
Aposentadoria para MEI: como é calculada e quais são as regras para 2025.
Você é MEI e gostaria de planejar a sua aposentadoria? Saiba que existe a possibilidade de garantir o seu futuro.
Confira agora mesmo como calcular os valores para 2025!
MEI pode se aposentar?
Sim, os microempreendedores individuais, ou MEIs, podem acessar os benefícios da Previdência.
Inclusive, os empreendedores fazem contribuições mensais ao INSS, justamente para garantir o acesso aos mesmos benefícios dos trabalhadores brasileiros.
E isso significa aposentadoria, auxílio-doença ou pensão por acidente, por exemplo.
Para ter acesso aos benefícios previdenciários, será preciso estar em dia com os pagamentos ao INSS para não perder os direitos.
Como é feito o cálculo da aposentadoria para MEI?
Em primeiro lugar, o cálculo da aposentadoria nesses casos varia bastante, a exemplo de outros formatos de aposentadorias disponíveis no país.
Nesse sentido, é possível considerar se o trabalhador teve contribições com carteira assinada ao longo do tempo, o que também entra para o cálculo.
Além disso, os trabalhadores podem pagar contribuições ao INSS tanto pela pessoa jurídica do MEI quanto pela pessoa física vinculada a um trabalho formal.
Portanto, o cálculo da aposentadoria será justamente com base em todo o período de contribuição, trazendo a média dos salários de contribuição ao longo de todos os anos de trabalho.
Por sua vez, a estratégia de pontuação, tempo de contribuição ou idade deverão entrar no cálculo, com cada pessoa definindo exatamente a melhor maneira de solicitar a aposentadoria.
Como aumentar o valor da aposentadoria do MEI?
No geral, os MEIs realizam a contribuição mínima mensal, sem grandes equivalências com os próprios rendimentos da MEI.
Realmente, caso a contribuição seja a mínima, o aposentado também receberá o salário mínimo.
No entanto, se a pessoa tiver registros de contribuições como pessoas físicas, pode somar com a aposentadoria dos trabalhos formais nos cálculos.
Portanto, cada caso de busca por aposentadoria pode levar a um resultado, trazendo todo o histórico de contribuições dos trabalhadores.
Vale a pena investir em uma Previdência Privada?
Por conta da contribuição mínima realizada pela MEI, muita gente pode optar por uma Previdência Privada.
Os planos acabam sendo uma boa saída para conseguir valores maiores de aposentadorias, proporcionais com o valor investido e com o tempo de continuidade dos investimentos.
No entanto, há também outras boas opções de investimentos a longo prazo para conseguir dinheiro em dezenas de anos.
Portanto, decidir se vale a pena ou não vai depender muito de cada caso, e será preciso fazer as contas de maneira mais próxima para definir as melhores opções.
Fique em dia com os pagamentos e planeje-se!
Em primeiro lugar, é fundamental manter os pagamentos sem falhar, recolhendo mensalmente a DAS com a contribuição para o INSS.
Além disso, independentemente das escolhas, é fundamental que o trabalhador planeje a aposentadoria ao longo prazo, mesmo que comece jovem.
Isso porque a aposentadoria, privada ou pelo governo, começa desde cedo, e os trabalhadores precisam exatamente de um planejamento ao longo dos anos para criar as melhores estratégias.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.