APOSENTADOS ATENTOS! STF altera cálculo da aposentadoria em 2024
Veja agora: aposentados atentos ao novo cálculo da aposentadoria em 2024!
O Supremo Tribunal Federal, o STF, fez algumas mudanças nos cálculos das aposentadorias do INSS, a ‘Revisão da Vida Toda’, confira as novas regras!
Confira a ‘Revisão da Vida Toda’
O STF soltou novas regras sobre as aposentadorias do INSS, fazendo novos cálculos para a chamada ‘Revisão da Vida Toda’.
De acordo com a legislação, as mudanças serão dadas aos segurados que contribuíram antes de 1999, que ainda podem utilizar uma regra de transição baseada nos 80% maiores salários.
No entanto, para quem começou a contribuir após 1999, o fator previdenciário passa a ser aplicado, o que reduz o valor do benefício para aqueles que se aposentam mais cedo.
Nesse sentido, irá se tratar de uma revisão importante, sobretudo para quem iniciou as contribuições antes de julho de 1994, é preciso ficar de olho nas novas contas para o recebimento do benefício previdenciário.
Como fazer uma aposentadoria efetivamente?
O INSS oferece diferentes formatos de aposentadoria para os contribuintes do país. Cheio de normativas e exceções, a legislação pode dar diversas brechas, e será preciso buscar as melhores saídas para contar com os benefícios.
Em primeiro lugar, você pode buscar simuladores e comparadores para fazer as contas da aposentadoria ao longo dos anos, bem como considerar possíveis fontes de renda que aumentam o preço.
Atualmente, o INSS conta com aposentadoria por idade, que funciona justamente a partir de uma certa idade do contribuinte.
Por sua vez, a aposentadoria por tempo de contribuição leva em consideração o tempo que a pessoa contribuiu, como define o próprio nome.
Por fim, você pode solicitar a aposentadoria especial, destinada a determinadas áreas de trabalho que oferecem riscos à saúde do contribuinte.
O INSS também conta com aposentadoria por incapacidade, voltada para o público que apresenta incapacidade de trabalhar por conta de problemas de saúde.
Como fazer um planejamento previdenciário?
Para buscar a aposentadoria, é fundamental fazer um planejamento previdenciário, vendo bem antes quais os caminhos que pretende seguir para solicitar a sua aposentadoria.
De toda maneira, o primeiro caminho pode ser buscar atendimento jurídico especializado, conseguindo uma ajuda importante para dar entrada com os papéis.
Nesse sentido, selecione todos os documentos previamente, visto que o envio de documentação errada pode atrasar ainda mais o processo.
O mais importante é que você encaminhe de maneira segura a sua aposentadoria, selecionando toda a documentação correta para dar a entrada no processo.
Dicas gerais para selecionar a aposentadoria
O primeiro passo é começar a contribuir o mais rápido possível, visto que boa parte dos formatos de aposentadoria leva em conta o tempo de contribuição com o INSS.
Por isso, comece a contribuir desde cado, buscando também adicionar contribuições que aumentem a sua renda.
Independentemente da área de trabalho, é fundamental que você faça as suas contribuições da melhor maneira possível, otimizando todo o processo para solicitar a aposentadora.
Nesse sentido, procure também orientação especializada para não ter problemas na hora de dar início e escolher a melhor opção de aposentadoria para a sua vida!
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.