Ar-Condicionado Lidera as Preferências de Compradores de Imóveis em São Paulo

Ar-Condicionado Lidera as Preferências de Compradores de Imóveis em São Paulo.

Ar-Condicionado Lidera as Preferências de Compradores de Imóveis em São Paulo.
Foto: Edição BT

As sucessivas ondas de calor registradas no Brasil têm afetado a economia de diferentes maneiras.

E nem mesmo o mercado imoiliário “escapou” dos efeitos do calor.

Veja como as altas temperaturas modificam a busca por casas e apartamentos no país!

Compradores priorizam casas com ar-condicionado

De acordo com a pesquisa anual do Quinto Andar, empresa imobiliária online, o ar-condicionado é o principal filtro de busca na compra de apartamentos em São Paulo.

Para efeito de comparação, em 2023, esse era o sétimo item mais configurado na procura por casas e apartamentos na capital paulista.

Por mais que a pesquisa não relacione os fatores, as ondas de calor no Brasil tendem a ser as maiores responsáveis pelo aumento da popularidade.

Impedimentos de instalação do ar

A busca pelo ar-condicionado como filtro principal no Quinto Andar procura simplificar o processo de mudança.

Isso porque muitos condomínios na capital paulista não permitem a instalação do ar-condicionado por conta de questões de segurança e de elétrica dos prédios.

Preferências de compradores em outros estados

Enquanto os paulistas buscam pelo ar-condicionado na hora de comprar um imóvel, os cariocas preferem a luz solar.

De acordo com a pesquisa do Quinto Andar, a busca por casas e apartamentos com luz natural e incidência de raios solares é mais popular na capital carioca.

Ainda segundo a pesquisa, a busca por certas características varia de uma cidade para outra, a depender das preferências dos moradores.

O que mais valoriza um imóvel em 2025?

Conforme já mencionado, a valorização do imóvel vai depender da região do Brasil, visto que cada cidade tem suas particularidades.

Veja alguns pontos em comum:

Eficiência energética

Muita gente tem buscado por casas com painéis solares e sistemas de captação de água da chuva, o que auxilia na economia na conta de energia e de água.

Localização

A localização sempre continua como um dos pontos mais importantes para os imóveis, sobretudo com os problemas de trânsito e violência nas cidades.

Infraestrutura

A infraestrutura é essencial para o preço do imóvel, sobretudo em questões como formato da construção, tamanho e divisão dos cômodos. 

Tecnologia e automação

A integração de tecnologias inteligentes aumenta o valor do imóvel, sobretudo por oferecer conforto e privacidade para os compradores. 

Estado de conservação

Manter o imóvel bem conservado e com a manutenção em dia é fundamental para atrair compradores.

Qual o preço médio do metro quadrado no Brasil

De acordo com as últimas pesquisas, o preço do metro quadrado foi menor que a inflação em boa parte dos estados brasileiros.

Em São Paulo, por exemplo, o metro quadrado subiu 4.28%, inferior aos 4.83% da inflação, enquanto no Rio de Janeiro, o preço médio caiu 2.95%.

No entanto, o cenário para a compra de imóveis não é dos mais favoráveis, sobretudo em relação às concessões de crédito.

A alta da taxa Selic tem dificultado o financiamento de imóveis, bem como as mudanças em programas como o Minha Casa, Minha Vida.

 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.