Atenção! Auxílio Gás terá mudanças em 2024: Confira o que muda para os beneficiários
Veja agora como o Auxílio Gás terá mudanças em 2024 e saiba das alterações para os beneficiários!
Os Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda trouxeram mais informações sobre mudanças no Auxílio Gás, confira como será daqui pra frente!
Auxílio Gás passará por mudanças!
O Auxílio Gás é um benefício relativamente recente, mas que tem auxiliado as famílias brasileiras a complementarem as rendas.
Como diz o próprio nome, trata-se de um auxílio com base no preço do gás, voltando para esse tipo de compra, mas não exclusivamente para o gás de cozinha.
O pagamento é realizado a cada dois meses, no geral, com o depósito na faixa dos R$ 102 próximo da data de pagamento do Bolsa Família.
Veja as mudanças no Auxílio Gás
Recentemente, os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Fazenda, Fernando Haddad, falaram sobre a possibilidade de mudanças em benefícios sociais do governo.
A proposta é que, a partir de 2025, o novo benefício, chamado de Gás pra Todos, faça os pagamentos para os cidadãos brasileiros.
O objetivo é aumentar o valor e o alcance do benefício, principalmente para expandir para o maior número de beneficiários dentro do país.
Quais as preocupações do governo?
A partir de 2025, o governo passará por uma série de controles financeiras, principalmente para readequar o orçamento.
Nesse sentido, poderão haver cortes em diferentes benefícios sociais, como o Bolsa Família, o BPC e até em pagamentos do INSS.
Por isso, o novo projeto do Gás para Todos esbarra em questões relativas ao modelo de financiamento para o programa.
O Projeto de Lei nº 3.335 de 2024 já foi encaminhado ao Congresso Nacional pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O objetivo é contornar o marco fiscal, principalmente para conseguir adequar um benefício que é bem importante para os cidadãos brasileiros.
Porém, o ministro Alexandre Silveira, em entrevista, declarou que o projeto pode passar por mudanças pontuais para conseguir passar à frente.
Como funcionará o projeto do Gás para Todos?
Tudo indica que os modelos de financiamento do Gás para Todos serão revisados nos próximos meses, inclusive com participação direta do presidente Lula.
Uma das escolhas é usar os recursos do Fundo Social do Pré-Sal, criado em 2010, para auxiliar no financiamento do programa Gás para Todos, com a função de adequar-se ao orçamento.
Nesse sentido, o objetivo é que o dinheiro saia diretamente das petroleiras para a Caixa Econômica Federal, responsável pela gestão do Gás para Todos.
Quando começará o pagamento do Gás para Todos?
Até que o dinheiro caia na conta do beneficiário, terá que passar por um intenso caminho!
As propostas de alterações do Auxílio Gás passarão por muita discussão no Congresso Nacional, procurando avaliar os impactos fiscais e sociais do Gás para Todos.
De toda maneira, a proposta é de que o programa entre em funcionamento já em 2025, com o pagamento do Gás para Todos já iniciando nos primeiros meses do ano.
Porém, será preciso aguardar as novidades, sobretudo nas votações do Congresso nos próximos meses.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.