Atenção BRASIL: Seca pode causar ALTA na conta de LUZ e COMIDA
Atenção BRASIL: Seca pode causar ALTA na conta de LUZ e COMIDA!
O brasileiro poderá notar um aumento dos gastos mensais, dificultando o orçamento para os próximos meses.
E sabia que a seca pode ser uma das grandes responsáveis? Entenda e saiba como economizar!
Presidente do BC destaca problemas da seca
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, falou em evento nesta terça-feira (24) que a seca pode causar muitos problemas na situação financeira dos brasileiros.
De acordo com o executivo, o Brasil vem apresentando bons panoramas econômicos, mas ainda pode ter problemas por conta da situação ambiental do país.
Entenda a seca no país
O Brasil vem passando por uma das piores épocas de seca da sua história recente, pelo menos é o que diz o Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).
De acordo com o órgão federal, que faz medições desde a década de 1950, a maior parte do país passa por seca e baixa dos principais rios.
A grande exceção é o estado do Rio Grande do Sul, que passou pelo problema inverso, justamente com problemas ambientais de enchentes.
Segundo as previsões, o cenário deve permanecer assim pelo menos até novembro, sem grandes projeções de chuvas para melhorar os níveis ao redor do país.
E qual o impacto da seca?
A seca tem impacto direto na economia do país, principalmente por conta da produção agrícola e de energia elétrica.
Com a baixa dos rios, pode haver diminuição da produção energética, elevando o valor médio do kWh em todo o país.
Tanto é que a partir de setembro, os clientes já pagarão a bandeira vermelha, aumentando consideravelmente o valor da conta de energia elétrica.
Com isso, a cada 100kWh, terá um aumento na faixa de R$ 7, o que deve impactar bastante no preço final.
Além disso, a seca tem impacto direto na produção agrícola, reduzindo o controle das espécies e resultando na falta de abastecimento.
Por enquanto, ainda não há grandes publicações sobre problemas de abastecimento, mas poderão haver aumentos em produtos básicos da cesta de compras do brasileiro.
E como fica a saúde?
A seca do país tem impacto direto na saúde dos brasileiros, sobretudo com o aumento das queimadas em todo o país.
Isso porque a poluição do ar é muito nociva para a saúde, causando problemas respirátorios e contribuindo para a transmissão de vírus e bactérias.
Como se proteger?
No geral, o cidadão não tem muito o que fazer em relação à seca, visto que depende do próprio ambiente e também de políticas públicas.
O que se pode fazer é cuidar da saúde em épocas de seca, mantendo-se atento a problemas e procurando o médico a partir de quaisquer sintomas.
É possível contribuir também não promovendo queimadas, que são bem agressivas para o meio-ambiente e agravam ainda mais o problema da seca no Brasil.
Além de ser um crime federal, pode trazer consequências graves tanto para o ambiente, quanto para os animais.
É possível denunciar as queimadas no telefone dos bombeiros (193), 191, 194 ou pelo 0800 do IBAMA: 0800 618080.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.