Atenção Microempreendedores! Novo app do MEI traz simplificações essenciais

Atenção Microempreendedores à mudança no aplicativo MEI disponível para auxiliar os profissionais em diferentes atividades.

A última versão disponível é a 4.2.2, e traz mudanças muito importantes para os profissionais que estão com pendências.

Portanto, vamos explorar as diferentes possibilidades para os MEIs que ainda não conhecem o aplicativo.

Um celular com o aplicativo MEI aberto após verem a notícia de Atenção Microempreendedores
Imagem: Reprodução

Atenção Microempreendedores às mudanças no aplicativo MEI

O aplicativo MEI foi lançado em 2016 com o intuito de digitalizar processos e facilitar certas atividades para os Microempreendedores Individuais.

Afinal, existem diferentes obrigatoriedades com as quais os trabalhadores neste regime precisam lidar.

Na última implantação, o governo incluiu uma nova função que vai ajudar muito: “Consultar Pendências“.

Com as obrigações diárias, preocupações e diversas oscilações no mercado, pode ser fácil esquecer de arcar com as responsabilidades fiscais.

A partir dessa função, é possível ver suas pendências relativas a diferentes parcelas em atraso de faturas anteriores como a declaração anual (DASN-SIMEI), ou débitos do SIMEI, por exemplo.

Desse modo, o MEI consegue realizar o pagamento e ficar em dia com suas pendências.

Abaixo, vamos explorar outras funcionalidades dentro do aplicativo.


Como usar o aplicativo MEI?

Primeiramente, você precisa baixar o aplicativo MEI em seu smartphone, ele está disponível para iOS e Android.

Apenas no Google Play são mais de 5 milhões de downloads. No Brasil, segundo levantamentos mais recentes, há mais de 15 milhões de MEIs ativos.

Com o aplicativo em seu smartphone, faça o login com sua conta Gov.br. Se for o seu primeiro acesso, talvez seja necessário vincular o seu CNPJ ao CPF.

De todo modo, é um processo simples e que você resolve em alguns toques.

Dentro de sua conta, você verá as diferentes funções disponíveis no aplicativo e vamos explorar este assunto abaixo.

As funções do aplicativo MEI

Para quem continuar com dúvidas em relação ao MEI e os principais assuntos para este profissionais, o aplicativo tem uma seção dedicada apenas para o esclarecimento.

Se você teve problemas, como cobrança indevida, por exemplo, no app você consegue fazer o pedido de restituição e acompanhar o andamento do pedido.

Entre as funções mais importantes, de fato, as próximas se destacam.

Afinal, o MEI, pode emitir o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) referente aos meses que não foram pagos ainda. E também há função de gerar a declaração anual do MEI.

Por fim, ao inserir o seu CNPJ na aba de pesquisa, dá para verificar as informações constantes no seu Cadastro SIMEI.

E se você tocar na estrela ao lado do CNPJ, ele fica salvo como favorito, facilitando consultas futuras por meio de uma lista personalizada.

Tudo isso está disponível de maneira gratuita e você pode economizar muito tempo aproveitando as facilidades que o governo proporciona.

Como um app em constante aperfeiçoamento, nos próximos meses devemos acompanhar novas atualizações, visando oferecer ainda mais comodidade para MEIs.

Se você não quer perder as novidades importantes para estes profissionais e cidadãos de todos o país, não deixe de acompanhar as publicações diárias do Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.