ATENÇÃO: Saiba os PASSOS após ter financiamento negado pela CAIXA
Ter o financiamento negado pela CAIXA tem se tornado cada vez mais comuns após os últimos anúncios da instituição financeira.
A alegação de falta de recursos e implementações de novas regras, devem tornar este cenário um verdadeiro pesadelo para quem busca financiar um imóvel.
Por isso, vamos explorar o que fazer depois que você tentou e não teve sucesso no pedido de financiamento pela Caixa.
O que leva a Caixa a negar um financiamento?
Mediante o cenário de tantas negativas, entender essa questão pode se ajudar no momento de se preparar antes de pedir o financiamento.
A Caixa Econômica Federal analisa uma série de critérios antes de aprovar ou negar um pedido de financiamento.
Um dos principais fatores, no entanto, é a análise de crédito do solicitante. Ela, basicamente, leva em conta o histórico de pagamentos e o nível de endividamento.
Portanto, pessoas com nome negativado ou pontuação de crédito baixa têm menos chances de aprovação. Isso porque elas representam um alto risco para o banco.
Além disso, a renda do solicitante é analisada. Aliás, uma das regras da Caixa estipula que o valor mensal do financiamento não deve comprometer mais do que 30% da renda bruta.
O que fazer caso o financiamento não seja aprovado?
Depois que a Caixa nega seu financiamento, o primeiro passo é entender os motivos por trás da decisão. Na maioria dos casos, a Caixa oferece uma justificativa, que te ajuda nesse passo.
Em seguida, avalie a sua situação frente aos parâmetros destacados pela instituição. De todo modo, não insista na negociação, esse é um dos conselhos de especialistas.
Aliás, nesse momento, você deve buscar medidas que ajudem a melhorar as suas chances de aprovação.
Se o problema for o score de crédito, quite suas dívidas e mantenha um bom comportamento financeiro. Ou seja, mantenha as contas em dia e evite novas contas.
Outra possibilidade é a inclusão de um co-participante. Seria uma pessoa com bom histórico financeiro, que ajude a aumentar a renda conjunta, tornando o perfil mais atrativo para o banco.
Não deixe de considerar fazer o pedido de financiamento em outras instituições financeiras.
Embora, a Caixa tenha a maior participação de mercado neste serviço, bancos como o Santander ou Banco do Brasil também oferecem condições que podem ser atrativas.
Mudanças no financiamento da Caixa
Um ponto que tem levado preocupação para as pessoas que pretendem fazer um financiamento na Caixa, é o anúncio de mudanças na concessão de financiamento.
Resumidamente, o que muda:
“A Caixa vai financiar apenas até 70% do valor do imóvel pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) ─ atualmente ela financia até 80%.
O sistema Price terá uma redução de 50% do financiamento com base no valor do imóvel, sendo que o modelo atual financia até 70%.”
🚨 Veja completo: Caixa Econômica emite comunicado importante sobre financiamento de imóveis.
Estas mudanças vão exigir um planejamento ainda melhor de quem deseja financiar um imóvel pela Caixa.
Em caso de maiores dúvidas, não deixe de visitar uma agência para pedir mais esclarecimentos e até mesmo orientações para ter um pedido de financiamento aprovado com mais facilidade.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.