Auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria? Entenda a mudança

Você sabe se o auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria?

Não fica dúvidas de que muitos profissionais sonham com o momento da aposentadoria, mas como um afastamento afeta o tempo de contribuição?

Antes de tudo podemos dizer que este tempo conta para a aposentadoria, e nos próximos minutos detalhamos mais esta resposta!

Uma mulher gripada sentada na cama. Ela está preocupada se o Auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria! Entenda como

Como apontamos inicialmente, o período em que o segurado recebe o auxílio-doença pode contar como tempo para a aposentadoria.

No entanto, é fundamental que o trabalhador esteja contribuindo para o INSS antes de receber o benefício.

🔎 Então: o período afastado não interrompe o cálculo do tempo de contribuição!

Mas atenção! Para haver a contabilização do tempo no período de carência, você precisa ter um vínculo empregatício ativo enquanto recebe o auxílio-doença.

E se você é trabalhador autônomo ou segurado facultativo, é necessário continuar pagando as contribuições ao INSS regularmente.

Além disso, vale destacar que o período de recebimento do auxílio-doença não conta como efeito de carência para novos benefício.

Por outro lado, ele entra normalmente no cálculo da aposentadoria. Este aspecto, beneficia o segurado na contagem final do tempo de contribuição.


O que é o auxílio-doença?

O auxílio-doença é um benefício previdenciário que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) repassa aos trabalhadores que não podem trabalhar por conta de uma doença ou acidente.

Assim, o primeiro passo para garantir o acesso ao benefício, é contribuir ao INSS por, no mínimo, 12 meses (período de carência).

Em casos de acidentes de qualquer natureza ou doenças mais graves, que o próprio governo especifica, como câncer, não há a contagem da carência.

Portanto, o trabalhador deve passar por uma perícia médica do INSS. Neste momento, vai se identificar se há incapacidade que, de fato, o afaste de suas atividades laborais.

Após a concessão, o benefício é pago enquanto o trabalhador permanecer incapaz de retornar ao seu posto.

A partir do momento em que não há uma reversão do quadro, e o segurado continue inapto para retornar ao trabalho, o auxílio-doença pode virar uma aposentadoria por invalidez.


Quando se pode aposentar por invalidez?

Um dos principais caminhos para acessar a aposentadoria por invalidez, é após ficar um período recebendo o auxílio-doença.

Portanto, a partir de uma perícia e definição do médico responsável, o auxílio-doença evolui para a aposentadoria por invalidez.

Assim, o processo de conversão do benefício é iniciado pelo próprio INSS. Desse modo, o órgão convocará o segurado para perícias que serão definitivas para a mudança.

De todo modo, o trabalhador também pode dar entrada no pedido por meio do aplicativo Meu INSS.

A recomendação é para tirar dúvidas e buscar orientações na Central 135, telefone do INSS disponível par atendimento ao público.

Aliás, você sabe quais são as doenças que dão direito à aposentadoria por invalidez?

🚨 NOVAS doenças dão direito à aposentadoria por invalidez no INSS! Veja a lista

Agora você está por dentro dos principais detalhes em torno do auxílio-doença.

Não se esqueça que o tempo afastado conta para a aposentadoria, mas requer contribuições prévias e posteriores ao ocorrido.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.