Auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria? Entenda a mudança
Você sabe se o auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria?
Não fica dúvidas de que muitos profissionais sonham com o momento da aposentadoria, mas como um afastamento afeta o tempo de contribuição?
Antes de tudo podemos dizer que este tempo conta para a aposentadoria, e nos próximos minutos detalhamos mais esta resposta!
Auxílio-doença contará como tempo para aposentadoria! Entenda como
Como apontamos inicialmente, o período em que o segurado recebe o auxílio-doença pode contar como tempo para a aposentadoria.
No entanto, é fundamental que o trabalhador esteja contribuindo para o INSS antes de receber o benefício.
🔎 Então: o período afastado não interrompe o cálculo do tempo de contribuição!
Mas atenção! Para haver a contabilização do tempo no período de carência, você precisa ter um vínculo empregatício ativo enquanto recebe o auxílio-doença.
E se você é trabalhador autônomo ou segurado facultativo, é necessário continuar pagando as contribuições ao INSS regularmente.
Além disso, vale destacar que o período de recebimento do auxílio-doença não conta como efeito de carência para novos benefício.
Por outro lado, ele entra normalmente no cálculo da aposentadoria. Este aspecto, beneficia o segurado na contagem final do tempo de contribuição.
O que é o auxílio-doença?
Assim, o primeiro passo para garantir o acesso ao benefício, é contribuir ao INSS por, no mínimo, 12 meses (período de carência).
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.