Governo Federal lança Auxílio para beneficiários do BPC ganharem ainda mais; saiba como solicitar

Benefício de Prestação Continuada (BPC) é uma importante ferramenta para auxiliar pessoas que, sobretudo, não têm condição de trabalhar. Mas você está sabendo do Auxílio para beneficiários do BPC ganharem ainda mais?

Sim! Isso é possível e você pode aproveitar a partir de agora se quiser. Esta nova iniciativa tem nome e se chama Auxílio-inclusão. Nos próximos minutos entenderemos melhor do que se trata, quem tem direito e como fazer a solicitação.


O que é o Auxílio-inclusão?

Podemos dizer que se trata de uma variante do BPC, e que chega para dar mais conforto aos beneficiários. Afinal, quando uma pessoa com deficiência conseguia um trabalho remunerado, o seu pagamento do BPC era suspenso.

Três pessoas no escritório. Um colaborador na cadeira de rodas fala com sua supervisora. Ele está empolgado após ver o auxílio para beneficiários do BPC ganharem ainda mais
Imagem: Reprodução/Freepik

Isso gerava dois problemas: uma falta de incentivo para a pessoa buscar emprego e a depedência total desse benefício. Portanto, o auxílio-inclusão vem justamente com o intuito de motivar pessoas, principalmente com deficiência, a ingressarem no mercado de trabalho.

Na prática, o auxílio inclusão dá um amparo às pessoas que conseguiram um emprego, mas ainda precisam do BPC.

A pessoa ainda tem o seu BPC suspenso após ser contratada. No entanto, o Auxílio-inclusão entra em ação, oferecendo 50% do valor do salário mínimo vigente.

Quem pode receber o Auxílio-inclusão?

Afora que você já sabe do que estamos falando, é a hora de entender quem pode participar e receber este auxílio do governo. Para participar, é necessário ter:

  • Inscrição regular no Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Inscrição atualizada no Cadastro Único;
  • Renda limite de até 2 salários mínimos;
  • Grau de deficiência moderado ou grave.

Há também outros critérios, e que são mais burocráticos. No entanto, reproduzimos conforme o anúncio oficial do governo aponta em seu comunicado oficial:

Uma mulher na cadeira de rodas trabalha em um escritório. Ela está escrevendo em seu caderno que está em cima da mesa
Imagem: Reprodução/Freepik
  • “Atender aos critérios de manutenção do BPC-Loas;
  • Estar enquadrado como segurado obrigatório do regime geral de previdência social;
  • Ter tido o benefício suspenso ou cessado nos últimos 5 anos pelo motivo de exercício de atividade remunerada;
  • Ser beneficiário do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-Loas e passar a exercer atividade com renda de até 2 salários mínimos.”

Você pode conferir todos os detalhes na publicação do governo, que explica todos os detalhes para receber o Auxílio-inclusão.

Como solicitar o Auxílio-inclusão?

Os interessados em participar encontram algumas opções para solicitarem o benefício. Entre elas, é possível fazer o pedido pela Central 135.

Outro caminho é pelo site ou aplicativo Meu INSS, além das Agências da Previdência Social. Se você optar por fazer a solicitação pela internet, atenção, pois, pode haver a solicitação para uma visita presencial em casos necessários com a finalidade de comprovar algumas informações.

Ah! E vale mencionar algo muito importante: se a pessoa ficar desempregada, ela volta a receber o BPC! Esta é outra garantia que o governo dá com a finalidade de motivar as pessoas a se exporem ao mercado sem medo de perderem o auxílio.

Assim, chegamos ao fim do nosso artigo e agora você já sabe que é o auxílio para beneficiários do BPC ganharem ainda mais!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.