Azeite de Oliva mais barato em 2025! Veja por que isso pode acontecer
Azeite de Oliva mais barato em 2025! Veja por que isso pode acontecer.
Um produto chamou a atenção no Brasil em 2024 por conta da elevação do preço: o azeite de oliva.
Ao longo de todo o ano, o preço foi “assustador” para o público. Porém, sabia que o valor pode abaixar em 2025?
Confira agora!
Aumento mundial do azeite de oliva
O azeite de oliva vem aumentando o preço desde 2023, e não apenas no Brasil, mas sobretudo na Europa.
O aumento foi tanto que os supermercados até chegaram a colocar lacres antifurtos no produto para evitar roubos e furtos.
A subida dos preços foi causada pela seca na Europa, com a redução das colheitas de azeitonas, reduzindo a disposição de matéria-prima para a fabricação.
Por sua vez, a produção brasileira é baixa para a demanda do mercado, ficando dependente da produção europeia.
Preço do azeite pode cair em 2025
De acordo com a União Europeia, pode haver um aumento de quase 30% na produção do azeite na safra para 2025.
Nesse sentido, já foram registradas quedas nos preços na Espanha, com redução de até 20% em um único mês no país europeu.
No entanto, os importadores brasileiros ainda não compraram os lotes com preços mais baratos, o que deve começar a acontecer em 2025.
Isso porque, até o produto reduzir o preço na Europa e sentir os efeitos no Brasil, leva um bom tempo, principalmente para a renovação dos estoques.
Tudo indica que, ao longo de 2025, o preço já seja reduzido na maior parte do país, tudo graças ao aumento da produção na Europa.
O que causou o aumento do preço?
Ao longo dos dois últimos anos, a produção europeia de azeite de oliva teve uma queda considerável, com cerca de pouco mais de 1.5 milhão de toneladas.
Apesar do clima europeu ser bastante estável, no período, o continente passou por uma instabilidade climática, atrapalhando a produção do azeite.
Por outro lado, o consumo internacional de azeite segue crescendo, causando então o aumento dos preços.
Novos descontos em impostos no Brasil
O aumento e queda dos preços vem sendo assunto no Brasil, principalmente com as novas aprovações de tributações.
Nesse sentido, a carne foi incluída na lista dos alimentos com imposto zero de acordo com a nova Reforma Tributária.
O próprio azeite de oliva também entra na lista de alimentos com desconto, principalmente por fazer parte do consumo do brasileiro.
No entanto, o planejamento para as novas cobranças de impostos dizem que as mudanças só devem acontecer de fato a partir de 2026.
Somente em 2033 haverá a implementação completa dos novos impostos sobre o consumo para os cidadãos brasileiros.
Subida do dólar e dos preços
A recente e constante subida do dólar pode ter efeito direto nos preços no Brasil, não apenas somente no azeite de oliva, mas em todos os produtos como um todo.
Nesse sentido, a expectativa é de que muitos preços possam ter aumento já nos primeiros meses do ano de 2025, como dizem as notícias recentes.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.