Banco Central confirma: Pix com função de cartão de crédito chega em 2025
Banco Central confirma: Pix com função de cartão de crédito chega em 2025.
O Pix já se tornou um dos principais métodos de pagamento do país, lado a lado com os cartões de crédito.
E se juntassem os dois? Bom, o Banco Central vem trabalhando nisso. Veja as últimas novidades sobre o Pix crédito.
Pix crédito? Veja como pode funcionar!
O Banco Central trabalha com uma série de inovações para o Pix nos próximos anos, como funções de pagamento por aproximação e já lançado Pix recorrente.
E uma das inovações que estão em produção é a funcionalidade de crédito para o Pix. Segundo o BC, o recurso pode ser lançado já no final de 2025.
Dessa maneira, o Pix vai permitir pagamentos com crédito direto pelo Pix, eliminando o cartão de crédito físico para transações dessa natureza.
Com essa funcionalidade, você poderá pagar com o seu celular na função crédito diretamente pela sua conta do Pix.
Quais os benefícios do Pix na função crédito?
O uso do crédito no Pix tem o potencial para revolucionar ainda mais a dinâmica de pagamentos do Brasil.
Em primeiro lugar, o pagamento por crédito com o Pix tem o objetivo de reduzir os gastos do pagamento com cartões regulares, tanto para compradores quanto para os lojistas.
Isso porque o pagamento com crédito apresenta taxas de pagamento e parcelamento, bem como para o parcelamento das compras.
Para o consumidor final, espera-se a redução dos preços, principalmente por conta da própria redução das taxas associadas ao cartão de crédito.
Por conta da relação direta com o Banco Central, poderá haver antecipação do recebimento do dinheiro pelos lojistas, facilitando o processo de venda no crédito.
Já existe maneiras de pagar o Pix com crédito?
Sim, e bancos como o Nubank permitem que você faça uma transação via Pix com os fundos de cartões de crédito.
Isso significa que você envia o dinheiro normalmente, mas paga o valor na próxima fatura do cartão de crédito.
É possível, inclusive, parcelar em diferentes meses o valor do Pix. No entanto, como trata-se de um serviço, é cobrado o adicional de juros em cada transação.
Portanto, a nova função de crédito vai fazer um processo parecido com o parcelamento do crédito, porém, sem a cobrança de juros, pelo menos é o que se espera.
Quais as próximas novidades para o Pix?
Ao longo dos últimos anos, desde a sua criação, o Pix ganhou muito espaço na vida dos brasileiros, tornando-se um dos principais métodos de pagamento.
E o Banco Central conta com um plano de expansão para os próximos anos, o que envolve o emprego de tecnologias para melhorar o sistema do Pix.
Nesse sentido, um dos principais focos está justamente na segurança do sistema, que ainda sofre com golpes.
Por isso, o BC vem trabalhando em uma nova edição dos mecanismos de defesa do Pix, procurando adaptar-se às táticas dos criminosos.
O Pix por Aproximação também já funcionará em 2025, enquanto ainda se espera o Pix offline, que também promete mudar bastante a dinâmica de pagamentos no país.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.