Beneficiários do CadÚnico podem receber até 65% de desconto na conta de luz: saiba como

Beneficiários do CadÚnico podem receber até 65% de desconto na conta de luz: saiba como.

Beneficiários do CadÚnico podem receber até 65% de desconto na conta de luz: saiba como
Foto: Edição BT

A conta de luz está cada vez mais cara, né? E toda ajuda financeira para pagar no final do mês faz a diferença.

Veja agora todos os detalhes da Tarifa Social, benefício para os cadastrados do CadÚnico; confira!

O que é a Tarifa Social?

A Tarifa Social é um programa do governo federal para dar um auxílio no pagamento da conta de energia na casa das famílias brasileiras.

Nesse sentido, a Tarifa Social consegue dar desconto na conta de energia para as famílias devidamente registradas no CadÚnico.

E o desconto pode chegar até a 65% do valor total da conta, a depender do consumo médio de energia na casa.

Com isso, para uma família que recebe a conta de energia no valor de R$ 100, pode chegar a pagar apenas R$ 35.

Quem pode receber a Tarifa Social?

Para ter direito à Tarifa Social, é preciso que a família esteja inscrita no CadÚnico, com todos os membros da família devidamente registrado.

Além disso, é preciso cumprir os critérios de renda de até meio salário mínimo por pessoa.

Caso a família tenha um membro com deficiência ou necessidades especiais e que peça o uso de equipamentos, também contará com descontos. 

Como se inscrever para a Tarifa Social?

Em primeiro lugar, você não precisa se inscrever para o programa da Tarifa Social para reduzir o valor da conta de energia.

Nesse sentido, é o próprio sistema do CadÚnico que seleciona as famílias aptas para receberam o desconto na fatura da conta de energia por meio do Tarifa Social. 

Além disso, para receber o benefício, é preciso que o registro da conta de energia elétrica esteja no mesmo nome do titular do CadÚnico.

Como se cadastrar no CadÚnico?

O CadÚnico é o sistema do governo federal que concentra a oferta de benefícios sociais para a população.

É o CadÚnico que recebe os dados e as informações do público para a concessão do Bolsa Família e de outros programas de renda.

Para fazer a inscrição no CadÚnico, é preciso ir à uma unidade do CRAS com CPF, RG, comprovativo de renda e outros documentos de todos os membros da família.

Vale ressaltar que não basta apenas fazer o primeiro cadastro. Para enviar as informações certas, será preciso atualizar constantemente o cadastro do CadÚnico. 

Dicas para economizar energia com segurança

Economizar na conta de energia é essencial para reduzir despesas e contribuir com o meio ambiente, com ou sem a Tarefa Social.

Uma dica fundamental é substituir lâmpadas incandescentes por modelos LED, que consomem até 80% menos energia e têm maior durabilidade.

Desligar aparelhos da tomada quando não estão em uso também evita o consumo em stand-by, conhecido como “consumo vampiro”. 

Aproveitar ao máximo a luz natural é outra estratégia eficiente: mantenha cortinas abertas durante o dia e pinte paredes em tons claros para refletir a luminosidade.

Além disso, mantenha aparelhos como geladeiras bem vedados e em locais ventilados, evitando proximidade com fontes de calor.

Por fim, invista em aparelhos com selo Procel de eficiência energética, que garantem menor consumo.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.