VITÓRIA! Governo tem benefício que vai fazer você parar de gastar com remédios

O governo lançou um benefício que vai fazer você parar de gastar com remédios. O objetivo é ajudar no custeio de medicamentos, que podem sair completamente de graça ou com descontos, diminuindo o tanto que as famílias gastam em farmácias!

Farmácia Popular é um benefício que vai fazer você parar de gastar tanto com a compra de remédios
Imagem: Gov.br / Farmácia Popular é um benefício que vai fazer você parar de gastar tanto com a compra de remédios

Presidente Lula revive o Farmácia Popular para você parar de gastar com remédios

Uma das primeiras medidas do presidente eleito voltado para a saúde, em 2023, Lula reviveu o Programa Farmácia Popular do Brasil (PFPB), um importante programa de distribuição de medicamentos e itens de higiene.

O programa é uma parceria entre o Ministério da Saúde, postos de atendimento, farmácias e grandes drogarias, tendo como principal objetivo garantir que a população tenha acesso à saúde de qualidade.

Para isso, pessoas cadastradas têm o direito de comprar remédios com preços reduzidos e até de graça, dependendo da situação. O programa também distribui itens como fraldas geriátricas e absorventes sem custo algum.

Após passar por uma ampliação em junho do ano passado (2023), o PFPB hoje oferece gratuitamente medicamentos para doenças como asma, diabetes, hipertensão e osteoporose. Também distribui anticoncepcionais.

Além disso, ele libera incentivo financeiro para remédios para dislipidemia, doença de Parkinson, glaucoma e até mesmo fraldas geriátricas, cobrindo até 90% do valor de referência do produto.

Porém, se você fizer parte do Bolsa Família, tem acesso gratuito a todos os medicamentos disponíveis no PFPB, que contempla tratamento para 11 doenças. 

A ideia do benefício é diminuir drasticamente o custo de medicamentos em casos específicos e fazer você parar de gastar tanto com remédios.

Como conseguir os medicamentos?

Os medicamentos contemplados pelo Farmácia Popular podem ser obtidos em estabelecimentos credenciados, identificados pela logomarca do PFPB. Mas para conseguir um, gratuito ou com desconto, a pessoa precisa estar dentro das regras do programa e seguir alguns passos simples.

Obviamente, será necessário ter uma receita médica válida e emitida por um profissional da área de saúde. Essa receita garante que você esteja recebendo o medicamento correto para sua condição.

Outra coisa importante é ter em mãos um documento de identificação com foto, como o RG ou a CNH, para comprovar que é você quem precisa do medicamento. Em caso de pessoas que por algum motivo não possam sair de suas casas, somente o representante legal com os documentos do titular da receita.

Com tudo isso em mãos, agora é só se dirigir até uma farmácia participante e mostrar os documentos ao farmacêutico, para ele verificar se está tudo certo com a receita e a identificação antes de liberar o medicamento.

No caso de fraldas geriátricas, um dos requerimentos é que o titular da receita médica tenha pelo menos 60 anos ou tenha alguma deficiência que justifique o uso do produto. Também é preciso mostrar um comprovante como prescrição, laudo ou atestado médico.

Se vai ser gratuito ou não, vai depender do remédio/ produto ou da sua situação, lembrando que pessoas no Bolsa Família não pagam por itens listados no Farmácia Popular.

O programa funciona tanto em farmácias próprias quanto farmácias associadas em todo o Brasil e se você ainda estiver na dúvida de como identificá-las, pode consultar uma lista das unidades disponíveis no site oficial!

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!