Brasileiros de 65, 66, 67 anos podem se aposentar automaticamente; veja como

Brasileiros de 65, 66, 67 anos podem se aposentar automaticamente; veja como.

Brasileiros de 65, 66, 67 anos podem se aposentar automaticamente; veja como
Foto: Edição BT

Um caso curioso chamou a atenção dos interessados no assunto da aposentadoria do INSS, com a aposentadoria compulsória de um juiz.

Veja agora o caso e entenda o impacto nacional; confira!

Caso de aposentadoria na Paraíba

As notícias sobre aposentadoria trouxeram um caso curioso sobre aposentadoria.

Um juiz local foi acusado de “punir” um advogado com a aposentadoria compulsória, realmente obrigando o profissional a se aposentar.

O caso ainda vem sendo polêmico no Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), principalmente com as relações com o crime organizado.

No entanto, um dos principais temas do caso é a aposentadoria compulsória, você sabe como ela funciona? 

O que é a aposentadoria compulsória?

A aposentadoria compulsória é um tipo de aposentadoria menos comum para a maior parte dos brasileiros, mas que existe na lei brasileira.

Nesse sentido, trata-se de uma forma de desligamento obrigatório de servidores públicos, principalmente quando fala-se de juizes e outros funcionários do magistrado.

No cenário nacional, a idade máxima para a aposentadoria compulsória é de 75 anos de idade, mas há outros casos, como quando há suspeitas de irregularidades por parte do magistrado.

 

Isso porque trata-se de uma punição disciplinar aplicada em casos de má conduta, como procedimentos antiéticos e outros previstos na lei.

Quando isso acontece, o servidor é forçado a se aposentar, mas continua recebendo o salário de maneira proporcional aos anos de serviços no magistrado.

Quem pode ter acesso à aposentadoria compulsória?

Por mais que tenha se tornado mais popular no magristrado, a aposentadoria compulsória está direcionada para os servidores públicos no geral. 

Nesse sentido, a lei atual é de 75 anos de idade para que o cidadão tenha que se aposentar, com um cálculo de rendimentos mensais de acordo com as contribuições dos serviços prestados.

Além dos servidores públicos, a aposentadoria compulsória também pode existir no setor privado, mas com a idade de 70 anos para homem e 65 anos para mulheres.

De toda maneira, o cidadão que pretende se apresentar ou que está na faixa de idade citada, pode procurar assistência especializada.

Nesse sentido, é possível se inteirar completamente das leis e planejar a aposentadoria, procurando ter a melhor orientação possível para solicitar os valores justos e o melhor enquadramento.

Outros tipos de aposentadoria para servidores públicos

Os servidores públicos podem solicitar a aposentadoria por invalidez permanente, atestada quando o profissional tem algum tipo de condição médica que impede a realização do trabalho.

No geral, o valor da aposentadoria é menor do que a compulsória, visto que trata-se de cerca de 60% da média de todos os salários mais o aumento de 2%.

Por sua vez, a aposentadoria voluntária também faz parte do escopo de opções para os servidores públicos, com a idade mínima de 65 anos para homens e 62 pra mulheres.

Quando trata-se de algum tipo de trabalho perigoso ou que expõe a riscos, é possível solicitar a aposentadoria com 15, 20 ou 25 anos.

Veja as profissões que se enquadram na aposentadoria especial:

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.