Brasileiros menores de idade podem garantir benefício do governo! Inscreva-se já

Você sabia que os brasileiros menores de idade podem garantir benefícios do governo? 

Brasileiros menores de idade podem garantir benefício do governo! Inscreva-se já
Foto: FDR

O programa Pé-de-Meia é um dos principais investimentos do governo brasileiro para os próximos anos, alcançando os jovens que estão no ensino médio, entenda como funciona!

O que é o programa Pé-de-Meia?

O Pé-de-Meia é um programa social que oferece apoio a famílias de baixa renda e com foco nos jovens. Por isso, foi criado para combater a evasão escolar no país, com a função de manter os estudantes na escola.

Nesse sentido, o programa do governo federal promete distribuir mais de 8 mil reais anualmente para os estudantes, com pagamentos parcelados ao longo do ano, sobretudo para cobrir emergências básicas. 

Uma das estratégias do Pé-de-Meia é garantir o envio do auxílio para as famílias mais vulneráveis, sem a adição de intermediários, visando melhorar a eficiência do benefício social do governo. 

Quem pode inscrever-se no Pé-de-Meia?

Para participar do Pé-de-Meia, é necessário estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal, sistema que concentra outros benefícios como Bolsa Família.

Nesse sentido, o solicitante precisa ter uma renda familiar per capita de até um salário mínimo, além de estar devidamente matriculado em uma instituição reconhecida pelo MEC e frequentar as aulas regularmente.

O processo de inscrição no Pé-de-Meia é automático, mas a inscrição no CadÚnico pode ser feita online ou presencialmente no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Qual o valor do benefício para os menores de idade?

De acordo com a legislação, os valores do Pé-de-Meia são variáveis de acordo com a participação e com a assiduidade escolar.

A cada ano, o benefício pagará cerca de 2 mil reais, em até 10 parcelas ao longo do ano. Caso o estudante seja aprovado, receberá um extra de R$1.000.

Dessa maneira, ao longo dos 3 anos do Ensino Médio, será possível acumular até 8 mil reias em benefícios.

Por fim, ainda poderão haver aumentos relacionados com a participação em provas como o Enem e outros vestibulares.

Veja os requisitos para receber o benefício do governo

Confira as condições obrigatórias para seguir recebendo os valores do benefício social do governo:

  • Estar inscrito no CadÚnico;
  • Ter entre 14 e 24 anos de idade;
  • Estar com o CPF regularizado;
  • Estar devidamente matriculado no ensino médio;
  • Frequentar ao menos 80% das aulas todos os meses.

Vale ressaltar que os estudantes poderão receber o Pé-de-Meia junto de outros benefícios sociais, como o próprio Bolsa Família e outros auxílios.

O Pé-de-Meia foi cancelado?

Recentemente, o Pé-de-Meia vem enfrentando algumas dificuldades para a execução completa do benefício, sobretudo em função dos cortes de orçamento.

Por isso, muita gente pode ter notado problemas para receber um dos principais anúncios feito pelo atual governo do Brasil.

De toda maneira, o Ministério responsável salienta que o programa deve seguir, ainda que passe por adequações orçamentárias para se encaixar na capacidade de fornecimento do governo federal.

Isso porque o Pé-de-Meia é um dos principais benefícios para o público, auxiliando os mais jovens a manterem-se na escola.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.