Brasileiros pulam de alegria com bônus exclusivo; só precisa do CPF
Você sabia que pode contar com bônus exclusivos só por ter o CPF regularizado? De acordo com o Governo Federal, você pode desbloquear uma série de benefícios apenas com a regularização do Cadastro de Pessoa Física.
Nesse sentido, o CPF em dia permite que você regularize o cadastro no CadÚnico, responsável por coordenar os benefícios sociais do governo brasileiro. Por isso, é uma ferramente fundamental para os cidadãos.
Portanto, se você quer conferir todos os benefícios que um CPF bem regularizado pode te dar; continue lendo!
Qual a importância de manter o CPF em dia?
O Cadastro de Pessoas Físicas, ou simplesmente CPF, tem a gerência da Receita Federal. Dessa maneira, traz informações essenciais dos contribuintes brasileiros, fundamental para conferir o acesso a benefícios.
Continuamente, a Receita Federal faz verificações no banco de dados para conferir as informações e procurar por divergências. Assim, em caso de incoerências, pode haver suspensões e problemas.
Portanto, além de manter a regularidade enquanto cidadão brasileiro, o CPF é fundamental para garantir o acesso aos benefícios sociais do governo, como o Bolsa Família e o FGTS.
Qual o impacto das pendências no CPF?
Se houve pendência no CPF, os efeitos imediatos estão na gestão dos benefícios, tornando inclusive as famílias impossibilitadas de receberem o dinheiro, bem como o corte de situações já cadastradas.
Porém, a gestão de benefícios do governo dá um tempo para regularização. Na verdade, você tem até seis meses para deixar o CPF em dia até haver a suspensão completa dos benefícios sociais.
Ao longo dos dias, uma série de situações podem causar pendências no CPF, como divergências no Cadastro Único, cancelamento e até suspensão do CPF. Por isso, você precisa ficar de olho.
Como o CPF dá bônus exclusivo?
O CPF é um dos documentos mais importantes e decisivos para cadastrar-se no CadÚnico, o sistema que concentra os benefícios sociais do governo.
Nesse sentido, o cadastro único é essencial para identificar e caracterizar as famílias de baixa renda no Brasil. E assim, permite a inclusão em programas como Auxílio Gás e Bolsa Família.
É pelo próprio sistema do CadÚnico que os estados e municípios criam uma base de dados para os seus beneficiários. Portanto, na ocorrência de qualquer bônus novo, a inclusão do pagamento será pelo cadastro no CadÚnico.
Portanto, manter o seu CPF em dia significa também manter o CadÚnico atualizado. É apenas com a situação totalmente regularizada que você poderá receber os benefícios sociais.
Além de fazer o cadastro no CRAS, você precisa atualizar o seu CadÚnico a cada vez que tiver uma mudança na família, como troca de emprego ou de escola das crianças.
Como regularizar o CPF?
Geralmente, a regularização do CPF é feita junto à Receita Federal. Inclusive, o site oficial da Receita conta com opção justamente para solicitar o processo.
Para isso, você terá que encaminhar declarações e comprovações pendentes para a análise do sistema. Nesse sentido, a Receita fará uma verificação e poderá liberar novamente o CPF.
Assim, você garante acesso pleno ao CadÚnico e aos serviços fundamentais do governo que farão toda a diferença para garantir os seus direitos e de sua família.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.