CadÚnico 2023: Documentos, Cadastro, Benefício e Regras

O CadÚnico 2023 é o cadastro mais importante para receber benefícios sociais. Por conta disso, separamos detalhes sobre documentos, regras e quais benefícios exigem a realização do CadÚnico 2023. Confira!

CadÚnico 2023

CadÚnico 2023 Imagem: UOL

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

Antes de mais nada, o Cadastro Único é um registro no qual é possível identificar as pessoas que têm necessidade de receber os benefícios governamentais.

Por meio do sistema, é possível identificar as famílias de baixa renda. Apesar da iniciativa ser do governo federal, são as governanças municipais que fazem a administração dos dados.

É importante lembrar que cada benefício tem os requisitos próprios, além de exigências individuais. Contudo, todos solicitam previamente a realização da inserção dos dados no CadÚnico.

Imagem: Ponto Novo

O cadastro inicialmente era feito apenas no Cras, as unidades responsáveis pelo cadastramento da população e por prestar atendimento direcionado às pessoas de baixa renda. Entretanto, a ação foi facilitada através de um pré-cadastro.

Pré-cadastro CadÚnico

Inicialmente, o pré-cadastro funciona como a primeira parte do atendimento e inserção de dados do sistema do Cadastro Único.

O procedimento pode ser feito online através do site ou por meio do aplicativo. Através desse procedimento o cidadão pode inserir dados importantes para a realização do cadastro.

Entretanto é importante que o indivíduo compareça no prazo determinado de até 240 dias no posto de atendimento do Cadastro Único para comprovar a veracidade das informações inseridas no site.

Sendo assim, é fundamental a apresentação do documento para complementação do cadastro.

Dados como escolaridade, remuneração, família e trabalho precisam ser coletados antes da liberação do benefício.

Imagem: UOL

É importante destacar que o cadastro por si só não determina que você vai receber algum benefício do governo.

Apesar de ser pré-requisito para os amparos assistenciais, caso você não cumpra os requisitos, os benefícios não serão direcionados para você juntar o sistema.

Apesar de existir, o pré-cadastro não é obrigatório e sim opcional a fim de agilizar o processo de cadastramento e consequentemente da possível liberação do benefício.


Quem pode se inscrever no CadÚnico 2023?

Para se cadastrar no sistema Cadastro Único é preciso que você compra os seguintes requisitos:

  •  Possua sua renda mensal por mim para familiar de até meio salário mínimo
  •  Tenha renda familiar acima de meio salário mínimo por pessoa mais que queira ser beneficiários de algum programa vinculado ao amparo social do governo

 Veja a seguir mais informações e saiba quais são os programas que são inseridos CadÚnico 2023


Documentos solicitados no CadÚnico 2023

Para realização do cadastro é importante que o titular responsável pela unidade familiar compareça ao Cras com os seguintes documentos:

  •  RG;
  •  CPF;
  •  Comprovante de residência;
  •  Carteira de trabalho de todos os membros familiares;
  •  Certidão de nascimento;

Imagem: CNN

Algumas unidades ainda podem pedir documentos específicos como histórico escolar,  carteira de vacinação e documentos que comprovem o acompanhamento de gestantes nas unidades de saúde.

Por fim, em casos de famílias indígenas, existem documentos específicos como por exemplo, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena mais conhecido como RANI.


Benefícios do Cadastro Único

Como já foi mencionado acima, para receber os benefícios ou programas do governo é necessário que antes você tenha os dados inseridos no Cadastro Único. Sobretudo, os principais programas que utilizam o CadÚnico são:

  •  Auxílio Brasil;
  •  Tarifa social de energia elétrica;
  •  ID jovem;
  •  Carteira do idoso;
  •  Programa casa verde e amarela;
  •  Programa bolsa verde;
  •  Isenção de taxas em concursos públicos.

Vale lembrar que além desses principais programas, os municípios assim como os estados, podem disponibilizar programas locais para este público alvo.

Por fim, para mais detalhes sobre o CadÚnico 2023,  continue acompanhando este portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.