Caixa Econômica anuncia novas condições para financiamentos imobiliários; saiba mais
Caixa Econômica anuncia novas condições para financiamentos imobiliários e se você está pensando em fazer um financiamento, não pode perder este artigo!
Caixa Econômica anuncia novas condições para financiamentos imobiliários
Recentemente, a Caixa Econômica Federal divulgou novas regras para seus financiamentos imobiliários, que vão exigir maior entrada dos clientes.
As mudanças vêm após um anúncio da instituição de que estaria enfrentando um período de escassez de recursos para financiar este serviço.
Afinal, o banco vê um período com intensos saques às cadernetas de poupança ─ uma das fontes de recursos usados no financiamento de imóveis.
Isso chama a atenção, uma vez que, a Caixa Econômica tem uma participação de mercado de 70% na oferta do financiamento imobiliário no país.
De todo modo, as mudanças entram em vigor a partir do dia 1º de novembro, e destacamos as principais alterações a seguir.
O que vai mudar no financiamento da Caixa?
A Caixa institui um novo valor de limite de R$ 1,5 no imóvel financiado, o que não existia antes.
Além disso, o Sistema de Amortização Constante (SAC), que hoje financia até 80% do imóvel, vai passar a financiar apenas 70%.
Assim, será necessário ter um valor de entrada de 30%, ante os 20% que o mesmo sistema exigia.
Outro ponto que mudou foi o financiamento pela Tabela Price, que deixou de financiar até 70% para 50%.
Com essas mudanças é fundamental se programar melhor para realizar o sonho de obter a sua casa própria.
Como está o financiamento de imóvel pela Caixa em 2024?
Em 2024, o financiamento de imóveis pela Caixa a partir de novembro, deve apresentar critérios mais rigorosos em comparação aos anos anteriores.
A principal vantagem é a taxa de juros que, ajustada de acordo com o perfil de cada cliente, permite maior flexibilidade.
Mesmo assim, em um cenário em que a Taxa Selic está alta, as taxas de financiamento também não devem ficar baixas, o que também pressiona o cidadão que deseja financiar um imóvel.
Qual banco tem a melhor taxa de financiamento imobiliário em 2024?
Com a atualização das condições pela Caixa, a disputa entre os bancos para oferecer as melhores taxas de financiamento imobiliário em 2024 parece se intensificar.
No entanto, a Caixa permanece entre as opções mais vantajosas para quem busca crédito imobiliário.
Claro que a instituição, é um destaque principalmente para famílias de baixa e média renda.
Mas é possível ver o movimento de outros bancos privados que ajustaram suas taxas para atrair novos clientes.
Bancos como Bradesco e Santander têm oferecido pacotes personalizados e taxas de acordo com o perfil de renda dos clientes.
Sem dúvida, comparar as taxas e condições dos principais bancos se torna indispensável para garantir a melhor opção de crédito.
Qual a renda necessária para financiar um imóvel de 200 mil?
Na prática, não existe uma exigência mínima para o financiamento de um imóvel de R$ 200 mil.
Como destacamos aqui e especialistas ressalta, a Caixa e outras instituições, consideram se a parcela mensal não comprometa mais de 30% da renda familiar.
Mas quem possui conta no FGTS pode utilizar o saldo para facilitar a entrada ou reduzir o saldo devedor.
Estava sabendo dessas mudanças? Acompanhando o Brasileiro Trabalhador, diariamente você fica por dentro de informações importantes como esta!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.