CND INSS 2023: Consulta e Emissão Passo a Passo

Tadeu Castro

22 de setembro de 2022

A CND INSS 2023 tem sido um dos assuntos mais procurados na internet. Por isso, identificamos os principais esclarecimentos sobre como fazer a emissão e realizar a consulta do CND INSS 2023. Então, veja a seguir mais detalhes.

CND INSS 2023

CND INSS 2023

O que é CND?

Inicialmente, a Certidão Negativa de Débito – CND – é um dos documentos mais importantes, já que podem usar como provas que o brasileiro está em dia com o sistema previdenciário brasileiro.

Portanto, caso seja encontrados débito no sistema, a resposta será CND-EN, isto é, Certidão Positiva de Débitos com Efeito de Negativas.

Este documento é importante para você iniciar alguns processos, como por exemplo, aposentadoria, requisição de indenização do INSS e revalidação de registros de imóveis.

✓ Saiba mais:

Além disso, o documento pode ser usado em outros momentos, como por exemplo, realizar a abertura de contas em banco ou iniciar o processo de financiamento.

Imagem: Portal UOL

Se você precisa vender ou comprar imóvel, assim como sair definitivamente do país, ou se cadastrar em algum programa sócia precisa da CND.

A solicitação também é necessário caso você precise tomar posse de um cargo público.

Além disso, a certidão ainda pode ter muita utilidade na hora de contratar uma empresa, já que determina, esclarece e assegura que ela não possui dívidas ou qualquer tipo de pendência.

Veja mais informações sobre a emissão da CND INSS 2023.


Como emitir CND do INSS?

Antes de mais nada, a emissão da CND pode ser realizada através do portal da Receita Federal.

Você pode realizar todo o processo sem precisar sair de casa. Sendo assim, basta seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal Receita

  • Desse modo, insira as informações;
  • Por fim, abra o documento e realize a consulta.

Como consultar a Certidão Negativa pela Receita Federal?

O documento pode ser acessado através do portal e-CAC. Para isso, basta que você siga as dicas abaixo:

Imagem: Portal e-CAC

  • Informe os dados pessoais;
  • Coloque o código de acesso e envie.

É importante ressaltar que a nova CND Federal resulta na junção das certidões da Receita Federal e outra negativa emitida pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.

✓ Veja mais informações:

 

Isso porque, antes dessa união, era preciso muitas vezes que o contribuinte buscasse, em duas agências separadas, duas certidões que entregavam praticamente a mesma informação.

Com intuito de facilitar a vida do contribuinte, ambos os órgãos federais decidiram unir as negativas em uma única certidão.

Desta forma, este documento único, emitido tanto no site da Receita quanto no site da Procuradoria, abrangem a Certidão de Regularidade Fiscal e Certidão sobre a Dívida Ativa da União.

Fonte: Portal Leoa


Como verificar pendências da CND INSS 2023?

As pendências poderão ser consultadas pelo portal e-CAC. O atendimento é imediato e após o prazo de 3 até 5 dias depois do pagamento da pendência, o documento poderá ser liberado.

Caso não haja liberação do documento ou depender da comprovação por medida judicial, sendo necessário que você acesse o sistema de Processos Digitais.

Logo em seguida, acesse a aba para solicitar o serviço via processo digital e vá para área de certidão e atestados. É fundamental que haja uma solicitação para cada caso. 

O andamento do processo poderá ser acompanhado através do portal e-CAC ou pelos aplicativos.

Caso haja impedimento da liberação da certidão, um dos motivos é que você caiu na malha fina.

Sendo, portanto, fundamental que você identifique os motivos do impedimento e regularize o CPF junto ao sistema. Por fim, para mais detalhes sobre o CND INSS 2023, continue acompanhando nosso portal.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.