Como funciona programa de crédito para empreendedores
Se você precisa investie em um negócio próprio, saiba como funciona o programa de crédito para empreendedores, uma medida completa que vai te ajudar a ter mais recursos para fazer suas ideias darem certo.
De acordo com os novos lançamentos, a partir do mês de julho, o ProCred360 traz oportunidade para pequenos empreendedores que ainda não foram contemplados por outros peogramas.
Nesse sentido, é uma boa iniciativa como parte da iniciativa Acredita, facilitando o crédito para auxiliar no desenvolvimento de muitas empresas; e você pode ver mais detalhes!
Conheça o programa ProCred360
O ProCred360 é um novo programa para empresas brasileiras que deve ser lançado no sistema ainda em julho de 2024, com a proposta de revolucionar o microempreendedorismo no país
Como diz a própria questão do programa, é focado nos próprietários de MEIs do país, o formato de microempresas em território nacional, uma das partes muito importatntes para esse tipo de mercado.
Ainda não há grandes confirmações sobre as datas gerais sobre o lançamento do programa, mas a proposta é que traga ao menos 12 bilhões de reais de investimento para as finanças nacionais.
Como funciona o ProCred306?
O programa oferece facilitação ao acesso ao crédito, com os 12 bilhões de reais destinados justamente para auxiliar o público. Nesse sentido, diferentes formatos de negócios podem contar com benefícios especiais.
Nesse sentido, mulheres empreendedoras podem solicitar empréstimos de até 50% do faturamento do ano anterior, com a função justamente de incentivar o público feminino no empreendedorismo.
Para as outras empresas, a proposta é de um formato de empréstimo de até 30% do valor do faturamento. De acordo com o ProCredo, os pagamentos podem ser feitos em até 60 parcelas iguais.
E a taxa de juros segue a taxa Selic mais 5% ao ano, com uma garantia de R$4 milhões pelo Fundo Garantidor de Operações, trazendo valores bastante condizentes com o público que está começando no empreendedorismo.
Além disso, este programa não só facilita o acesso ao crédito, mas também oferece termos bastante vantajosos. Empresas lideradas por mulheres, por exemplo, podem solicitar empréstimos de até 50% do faturamento do ano anterior, enquanto para as demais empresas, o limite é de até 30%.
Os pagamentos podem ser feitos em até 60 parcelas, com as taxas de juros compostas pela taxa Selic mais 5% ao ano. Além disso, há uma garantia de R$ 4 milhões pelo Fundo Garantidor de Operações (FGO).
Veja mais sobre o programa Acredita
O Acredita é um programa do governo federal fundado justamente para as pequena empresas, contando também com o Desenrola Pequenos Negócios, para microempresas e empresas de pequenos porte.
Nesse sentido, os empresários podem negociar dívidas em atrasos com bancos e outros negócios financeiros, com redução de juros, menor valor das parcelas e novas renegociações para o público.
Para participar do programa Acredita, o empresário deve ter faturamento de até 4,8 milhões anuais, não estar em processo de faência e estar em uma situação regular com o Cadastro Nacional de Defesa do Consumidor.
Assim, o programa Acredita procura trazer uma nova ajuda para os empresários, sobretudo com as facilitações gerais do crédito.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.