Como usar CPF na nota em compras online e concorrer a sorteios de Nota Premiada
Veja agora como usar CPF na nota em compras online e concorrer a sorteios de Nota Premiada!
A Nota Premiada é um benefício presente em muitos estados do Brasil, e você pode conferir como usar o seu CPF e ganhar bônus; confira!
O que é o programa Nota Premiada?
O Nota Premiada, ou outras variações do nome, é uma iniciativa estadual que dá descontos e benefícios para os cidadãos ao realizarem compras no estado.
Nesse sentido, uma série de estados brasileiros oferecem o programa de Nota Fiscal Premiada, como:
- São Paulo
- Bahia
- Mato Grosso
- Paraná
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Minas Gerais
- Rio Grande do Sul
- Ceará
Boa parte dos estados brasileiros contam com seus sistemas de notas premiadas, tratando-se então de um projeto bem amplo nacionalmente.
O que oferece o programa Nota Premiada?
Em primeiro lugar, cada estado vai dar o seu nome para o programa de Nota Premiada, normalmente anexando o nome do estado.
De acordo com a legislação nacional, os programas de notas estaduais têm o objetivo de estimular a cidadania fiscal, já que os consumidores precisam exigir a emissão da nota fiscal no ato da compra.
Nesse sentido, procura combater a sonegação de impostos no país, com a devolutiva de gerar crédito para os consumidores.
Dessa maneira, toda vez que o cidadão faz a compra e informa o CPF, está contribuindo para a cidadania fiscal, ganhando como benefício valores financeiros.
Quais os benefícios dos programas de Nota Premiada?
No geral, os escopo de benefícios para os cidadãos dos programas de Nota Premiada envolve o recebimento de créditos proporcionais aos gastos.
Esses créditos podem ser utilizados para o pagamento de impostos, como o IPVA e o IPTU, a depender da legislação do estado.
Além disso, boa parte dos estados realizam sorteios sazonais com valores financeiros atrativos, chegando inclusive na casa do R$ 1 milhão em alguns locais.
Como participar dos programas de Nota Premiada?
A legislação específica para os programas de Notas Premiadas vão depender do estado, mas não há grandes diferenciações dessa maneira.
No geral, em primeiro lugar, você precisa fazer um cadastro prévio nas plataformas de Notas Premiadas dos estados.
Geralmente, a realização do cadastro é bem rápida, e você pode fazer tudo pela internet sem gastar muito tempo.
No ano do cadastro, você informará o CPF para utilizar em toda sua jornada de compras com o sistema premiado de notas fiscais.
A partir daí, você precisará fornecer o mesmo CPF para acumular pontos. A cada compra, você recebe pontos proporcionais para trocar por benefícios em dinheiro ou dedução de impostos.
O que vale e o que não vale nos programas de Notas Premiadas?
Na maioria dos programas de Nota Premiada, você pode acumular pontos com compras online, desde que a empresa vendedora faça sua tributação no estado que você se cadastrou.
No geral, as compras para acumular pontos são válidas apenas no estado. Isso quer dizer que, se você tem cadastro em São Paulo, só irá acumular em compras no estado de São Paulo.
Ao comprar em Minas Gerais, por exemplo, não irá acumular pontos, ao menos que você se cadastre também em Minas Gerais.
Normalmente, você pode registrar-se em diferentes estados, sem grandes limitações.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.