Conta de luz ficará mais barata em 2025, veja o motivo para comemorar
Conta de luz ficará mais barata em 2025, e a mudança está diretamente ligada a ajustes no setor energético, que beneficiarão milhões de famílias em todo o país.
Assim, virmos explicar melhor o que está por trás dessa redução e como você pode se preparar para aproveitar ao máximo essa economia.
É verdade que a conta de luz vai ficar mais barata?
Sim, a conta de luz ficará mais barata em 2025!
Essa redução está relacionada a mudanças nos custos de geração e repasse de energia.
Aliás, um dos principais fatores é o impacto positivo de bônus gerado pela maior usina do país, a Itaipu Binacional, que registrou produção excedente em 2023.
Dessa forma, o governo visa equilibrar os gastos do setor, permitindo a repasse de benefícios diretamente nas faturas dos cidadãos brasileiros.
A redução chega em janeiro de 2025, e deve beneficiar em maior escala, os cidadãos de de classe média e baixa.
Qual a bandeira de energia atual em 2024?
Em 2024, a bandeira tarifária predominante foi a verde, indicando boas condições para geração de energia e a ausência de cobranças adicionais.
No entanto, com o fim da primavera e o início do verão, como medida de cautela durante um período de estiagem, a bandeira padrão foi a Vermelha.
Por isso, é importante lembrar que as bandeiras variam de acordo com as condições climáticas e operacionais, principalmente porque a maior parte da nossa energia, hoje, vem da água.
Quando ocorre de precisar acionar usinas termelétricas, por exemplo, o aumento nos custos chega diretamente no bolso dos brasileiros.
Para acompanhar as mudanças, inclusive, os consumidores devem estar atentos às atualizações da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
O que mais gasta energia em casa?
Os vilões do consumo energético em casa costumam ser eletrodomésticos e eletrônicos que permanecem ligados por longos períodos ou operam com alta potência. Mas entre eles, podemos destacar:
- Ar-condicionado: equipamentos antigos ou sem manutenção adequada são grandes consumidores.
- Geladeira: por operar continuamente, pode representar até 30% da conta de luz.
- Chuveiro elétrico: especialmente durante o inverno, é um dos principais responsáveis pelo aumento nas faturas.
- Máquina de lavar e ferro de passar: quando usados de forma excessiva, também pesam no bolso.
Adotar hábitos como desligar aparelhos em stand-by, substituir lâmpadas incandescentes por LED e evitar o uso desnecessário de equipamentos pode fazer diferença no consumo mensal.
O que fazer se a conta de luz vem muito alta?
Caso a conta de luz apresente valores acima do esperado, é fundamental identificar a causa e tomar medidas corretivas.
Assim, reunimos abaixo algumas ações que você pode adotar:
- Revise o consumo: cheque se houve uso excessivo de aparelhos elétricos ou mudanças nos hábitos da casa.
- Verifique vazamentos elétricos: fiações antigas ou mal conservadas podem causar desperdícios significativos.
- Consulte a concessionária: se os valores não condizem com o consumo, entre em contato para esclarecer possíveis erros na medição.
- Aproveite programas de eficiência energética: iniciativas promovidas por concessionárias ajudam a reduzir o consumo e promovem o uso consciente da energia.
Além disso, a adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica pode garantir descontos significativos para famílias de baixa renda, aliviando o impacto das despesas domésticas.
Animou o seu dia saber que a conta de luz ficará mais barata em 2025? Esperamos que sim, e saiba que aqui, no Brasileiro Trabalhador, nós trazemos mais notícias como esta todos os dias!
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.