Correios emitem ALERTA sobre golpe de cobrança para retirar encomendas

Veja agora que os Correios emitiram alertas importantes sobre golpes de cobranças para retirar encomendas!

Correios emitem ALERTA sobre golpe de cobrança para retirar encomendas
Foto: Perfil Brasil

Ao longo dos últimos anos, as tentativas de golpes vêm crescendo amplamente no Brasil, sobretudo no universo digital e das redes sociais. O Pix e os cartões de crédito também contribuem para isso.

Por sua vez, até os Correios vem encarando dificuldades com os golpistas, entenda o último comunicado!

Entenda o golpe com cobranças dos Correios

O novo golpe sobre os Correios funciona da seguinte maneira. O cidadão recebe um SMS alertando sobre uma taxação das compras realizadas.

Vale ressaltar que a mensagem também pode chegar por e-mail. Por sua vez, a mensagem contém um link malicioso, que encaminha o usuário para uma página falsa.

Essas páginas têm o objetivo de coletar dados sensíveis, pedindo infos como endereço de e-mail, telefone e senha.

Além disso, os golpistas também podem solicitar pagamentos via Pix para a suposta liberação das encomendas e taxação das compras.

Veja o comunicado dos Correios

Em sua página oficial, os Correios emitiram um comunicado para auxiliar as pessoas a se prevenirem contra os golpes.

De acordo com a entidade, os Correios não enviam esse tipo de mensagem, tratando-se então, frequentemente, de um golpe criminoso, visando pegar dinheiro ou informações de crédito, por exemplo.

A própria Receita Federal também pronunciou-se, salientando que também não envia esse tipo de mensagem para realizar cobranças aos seus contribuintes.

Como se proteger do golpe?

Os criminosos sabem que, com o crescimento vertiginoso do e-commerce nos últimos anos, é muito provável que a vítima tenha realizado alguma compra.

Por isso, ficam mais suscetíveis a sucumbirem a esse tipo de golpe. A primeira orientação é, ao receber a mensagem, não abrir o link de maneira nenhuma.

O caminho mais seguro é entrar no site oficial dos Correios e utilizar o código de rastreamento para verificar a localidade da sua compra.

Além disso, você pode selecionar a aba de ‘Minhas Importações’ para verificar o envio e toda a situação de suas compras internacionais com total segurança.

Você também pode buscar os telefones de 3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 725 7282 (demais localidades).

Outras dicas importantes de segurança

A primeira e melhor dica é não clicar em nenhum link por e-mail ou por SMS, sob hipótese alguma,

Muitos especialistas alertam que não adianta também verificar o endereço de e-mail, isso porque os golpistas podem copiar até o endereço de e-mail dos Correios.

As próprias páginas falsas também se assemelham bastante ao layout oficial, então não servem de parâmetro para a legalidade.

Além de não clicar nos links, é importante manter os seus dispositivos atualizados, inclusive com todos os protocolos de segurança.

Ao longo do uso da internet, tome bastante cuidado com links maliciosos de qualquer natureza, bem como propostas muito irrecusáveis e com promessas milagrosas.

Nesse sentido, nos últimos meses, os golpes têm aumentado bastante em diferentes esferas nas redes sociais e nos contextos bancários do Brasil.

Por isso, você precisa tomar bastante cuidado o tempo todo para evitar golps e crimes nas redes.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.