Crédito imobiliário em 2025: entenda por que ficará mais caro e escasso

Crédito imobiliário em 2025 passa por grandes mudanças em resposta a um dos melhores períodos que obteve ao longo de 2024.

A seguir, vamos entender como estes dois movimentos se relacionam, e obriga muitas pessoas a considerarem planos em relação a aquisição de imóveis.


Resumo do conteúdo
  • Crédito imobiliário em 2025 será mais caro e restrito.
  • Juros elevados devem reduzir a concessão de crédito em 10%.
  • Em 2024, setor imobiliário bateu recordes de crescimento.
  • Bancos adotarão critérios mais rigorosos para financiamento.
  • Menor captação da poupança pode reduzir oferta de crédito.
  • Planejamento financeiro ajudará a obter melhores condições.

Um casal na sala da casa lendo os documentos para aprovação do Crédito imobiliário em 2025
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Para quem estava contando com o recurso, de fato, o crédito imobiliário em 2025 pode apresentar desafios para quem deseja financiar um imóvel.

Afinal, a previsão é para juros mais altos aliado a uma e restrição na oferta de empréstimos. Esta combinação deve obrigar os consumidores a se prepararem para condições mais rigorosas.


Alta dos juros impacta o financiamento

A taxa básica de juros (Selic) deve se manter em patamares elevados, com estimativa de que feche o ano em 15%.

Embora muitos não saibam, a Selic influencia diretamente o custo do financiamento imobiliário.

Por isso, a expectativa é que essa alta leve naturalmente a uma retração significativa no volume de concessões de crédito, podendo chegar a uma queda de 10%, conforme estimativas do setor.

O encarecimento das parcelas dificultará o acesso ao crédito, impactando diretamente a compra de imóveis.

Setor imobiliário viveu um ano histórico em 2024

O ano de 2024, no entanto, foi marcado pelo recorde no setor imobiliário.

Isso porque as operações de crédito atingiram um volume expressivo, superando R$ 312 bilhões, representando um crescimento de quase 25% em relação ao ano anterior.

Além disso, mais de 1,17 milhão de unidades habitacionais foram financiadas, um aumento superior a 18% comparado a 2023.

Esse desempenho excepcional, no entanto, não deve se repetir em 2025, devido à conjuntura econômica menos favorável.


Critérios mais rigorosos para concessão

Com essa estimativa de alta, as instituições financeiras devem adotar critérios mais restritivos para a aprovação de financiamentos.

Renda comprovada, histórico de crédito e capacidade de pagamento serão analisados com mais rigor, reduzindo as chances de aprovação para determinados perfis de compradores.

A queda na captação da poupança e a redução da oferta de crédito via FGTS também devem dificultar a concessão de novos financiamentos.

Redução da oferta de crédito

A disponibilidade de recursos para financiamento pode diminuir em 2025.

Afinal, a combinação de juros elevados e menor captação na poupança impactará diretamente a oferta de crédito imobiliário.

Com os bancos mais cautelosos na liberação de recursos, o número de financiamentos deve cair, tornando o cenário mais desafiador para quem deseja adquirir um imóvel financiado.

Dicas para quem deseja financiar um imóvel

Por fim, reunimos algumas dicas para quem deseja superar os desafios do crédito imobiliário em 2025, e tudo começar com um bom planejamento.

Então, busque reduzir dívidas, melhorar o score de crédito e juntar um maior valor de entrada.

Estas ações já podem aumentar as chances de aprovação. Além disso, compare condições entre bancos, já que isso ajuda a encontrar melhores taxas e condições mais acessíveis.

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.