Cuidado com o novo golpe da CNH! Veja como funciona e se proteja
Tome cuidado com o novo golpe da CNH e veja como se proteger!
Mais um documento do dia a dia é alvo da ação dos golpes: a Carteira Nacional de Habilitação, e você precisa aprender a se proteger!
Como funciona o golpe da CNH?
O golpe foi assunto no Jornal Nacional da Rede Globo, e trata-se de uma ilegalidade para a venda da CNH Brasileira.
Nesse sentido, o foco do golpe é a CNH digital, a versão do documento que pode ser baixada no celular ou ficar direto no app.
Os criminosos anunciam na internet a venda de CNH falsa para quem não quer passar por todo o processo de tirar a carteira legalmente junto ao Detran.
Após fazer a compra, o ‘cliente’ recebe uma APK, ou seja, uma instalação de um aplicativo para inserir dados de nome completo, data de nascimento, nome dos pais, RG e CPF, além do tipo da CNH que você quer.
Uma vez com o aplicativo instalado, o cidadão tem uma CNH muito parecida com a verdadeira, com até difícil percepção aos olhos comuns.
A carteira vem inclusive com o código de comprovação da autenticidade, mas que não leva para a página certa e sim um link para consulta de placas.
Quais os problemas do ‘golpe’ da CNH?
À primeira vista, a carteira é exatamente igual à verdadeira, passando batido aos olhos normalmente.
Porém, as autoridades policiais e de fiscalização podem tanto acessar o sistema do Detran quanto verificar o QR Code que está disponível no app.
E em qualquer uma dessas verificações, o policial notará que trata-se de um documento falso.
Isso porque a carteira não é reconhecida e não está no sistema do Detran, já que trata-se apenas de uma falsificação do aplicativo e uma criação de imagem.
Quais as consequências para quem compra a carteira falsa?
Por mais que muita gente queira fugir de todo o processo para tirar a carteira de motorista, saiba que comprar o documento falso é um crime.
Em primeiro lugar, você pode receber uma multa de R$ 293 e ficar um tempo suspenso sem poder tirar a carteira de habilitação de verdade.
Por sua vez, você também pode ter consequências penais, com possibilidade de prisão de até dois anos, principalmente se houver alguma recorrência na falsificação.
Assim, em um primeiro momento, pode parecer tentador porque a carteira passa batido aos olhos, principalmente para quem não tem muito conhecimento sobre a falsificação.
No entanto, as autoridades policiais já estão cientes e atentas a esse tipo de golpe, e pode haver sempre uma verificação do QR Code.
Outros riscos
Além das consequências com a polícia e as autoridades, você também ficará na mão dos criminoso.
Isso porque você terá que enviar informações confidenciais como todos os seus dados e documentos, o que é um risco bastante grande, principalmente para o roubo de identidade.
Você também pode sofrer com chantagens e outro tipo de coisa parecida para perder dinheiro, sobretudo por conta da ilegalidade do processo, então não vale a pena todo o risco.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.