Demanda por ovos cresce na quaresma e granjas começam a se preparar
A demanda por ovos cresce na quaresma, uma vez que, este período significativo para o consumo do produto no Brasil.
Com o início em 14 de fevereiro, essa fase de 40 dias leva muitos fiéis a reduzirem ou eliminarem o consumo de carne vermelha, aumentando a busca por alternativas proteicas, como os ovos.
Esse crescimento na demanda, portanto, é responsável por movimentar o setor avícola, impulsionando a produção e a logística de distribuição.
Abaixo, entendemos melhor como este período influencia positivamente o setor.
![Um homem com uma cesta cheia pronto para atender a demanda por ovos cresce na quaresma](https://brasileirotrabalhador.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1_demanda-por-ovos-cresce-na-quaresma.jpg)
O aumento do consumo de ovos durante a quaresma
Sem dúvida, os ovos ocupam um lugar na mesa do brasileiro, atribuído muito à sua versatilidade e preço acessível, não por menos, essa é uma escolha tão popular.
Durante a quaresma, esse consumo se intensifica, levando a um aumento expressivo nas vendas.
De acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), o Brasil produz cerca de 50 bilhões de ovos anualmente.
E como isso se divide entre os brasileiros? Bom, a associação estima que o consumo médio por pessoa seja de 242 unidades.
No entanto, no período de quaresma, esses números sobem consideravelmente. Granjas do centro-oeste paulista, por exemplo, registram um crescimento de 20% a 30% na comercialização do produto.
Esse fenômeno exige maior planejamento e adequação da cadeia produtiva para atender à demanda sem comprometer a qualidade dos ovos.
São Paulo lidera a produção nacional
O estado de São Paulo é o maior produtor de ovos do Brasil, sendo responsável por uma fatia de cerca de 30% do abastecimento interno e exportações.
Com uma infraestrutura bem desenvolvida, as granjas paulistas investem em tecnologia e otimização para manter a produtividade em alta, especialmente em períodos de pico como a quaresma.
Além da produção local, o mercado também se beneficia de exportações estratégicas, que ajudam a equilibrar a oferta e a demanda.
Mesmo com o crescimento do consumo interno nesse período, o setor consegue manter a estabilidade dos preços e evitar oscilações abruptas no mercado.
Planejamento das granjas para atender à alta demanda
Com a expectativa de aumento nas vendas, granjas de diversas regiões já começam a se preparar desde janeiro.
O planejamento, entretanto, inclui o reforço na alimentação das aves para garantir a produção adequada.
Além disso, há uma preocupação com a otimização da logística de transporte e fortalecimento da distribuição para abastecer supermercados e feiras em tempo hábil.
Outro fator relevante é a adaptação às exigências sanitárias e de qualidade. A procura por ovos frescos e seguros aumenta, e os produtores precisam seguir padrões rigorosos para atender às expectativas dos consumidores.
Além disso, estratégias de marketing e promoções também são adotadas para impulsionar ainda mais as vendas.
Sem dúvida, a quaresma representa um período de alta significativa na demanda por ovos. Desse modo, todos os anos gera um impulso no setor avícola, o que exige uma preparação eficiente das granjas.
Com São Paulo na liderança da produção nacional, os produtores investem em planejamento e tecnologia para suprir esse aumento no consumo sem comprometer a qualidade do produto.
Dessa forma, com base nesse momento, como a demanda por ovos cresce na quaresma, o mercado se mantém aquecido, beneficiando tanto os consumidores quanto a indústria de ovos no Brasil.
![Tributação dos mais ricos: isenção do IR pode não compensar, alerta especialista.](https://brasileirotrabalhador.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1_photo-2025-02-10-14-55-50.jpg)
![Café fake é mais barato? Entenda do que é feito!](https://brasileirotrabalhador.com.br/wp-content/uploads/2025/02/1_photo-2025-02-10-14-19-36.jpg)
![Projeto do governo: saiba como ficará a aposentadoria dos militares.](https://brasileirotrabalhador.com.br/wp-content/uploads/2025/02/2_photo-2025-02-06-13-00-20.jpg)
![Moysés Batista](https://brasileirotrabalhador.com.br/wp-content/uploads/2024/06/avatar_user_11_1718631126-72x72.jpg)
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.