Descontos ilegais no INSS: como identificar e resolver esse problema?

Descontos ilegais no INSS: como identificar e resolver esse problema?

Descontos ilegais no INSS: como identificar e resolver esse problema?Descontos ilegais no INSS: como identificar e resolver esse problema?
Foto: Edição BT

Você já recebeu os pagamentos do INSS com uma série de descontos inexplicáveis na folha?

Muitos beneficiários do INSS têm reparado os descontos indevidos, o que causa grande perda financeira.

Veja porque isso acontece e saiba como resolver!

Beneficiários do INSS denunciam débitos indevidos

Muitos beneficiários do Instituto têm denunciado a ocorrência de descontos sem autorização prévia na folha de pagamento de aposentadorias e pensões.

Normalmente, os valores vão para alguma instituição financeira, sobretudo para bancos e operadoras de crédito.

E as denúncias vêm se acumulando, causando preocupação nos especialistas e movimentos para o combate às práticas ilegais.

Para onde vai o dinheiro debitado?

Há uma série de entidades envolvidas com os descontos, como assistência funerária e odontológica, planos de saúde e até sindicatos.

De acordo com as investigações, ao menos cinco associações com diferentes marcas estão sendo alvo da Justiça. 

Segundo as atualizações do INSS, uma auditoria identificou mais de um milhão de pessoas afetadas, com a média mensal de pouco menos de R$ 40, entre janeiro de 2023 e maio de 2024.

Como a prática é ilegal?

Na verdade, as empresas podem fazer esse tipo de dedução, desde que os aposentados e pensionistas estejam cientes do débito.

Uma das práticas identificadas como ilegais é a falta de fornecimento claro de informações para os beneficiários.

Em muitos casos, as pessoas até sabem dos débitos, mas muito por cima, sem indicações claras e precisas do que realmente significa o débito.

Tanto para esses casos quanto para as situações em que a pessoa realmente não sabe da cobrança, as entidades colocam como práticas indevidas.

Como resolver a situação?

O primeiro passo para os aposentados e pensionistas que identificarem débitos irregulares da folha do INSS é procurar a agência do Instituto.

Você pode conferir o extrato através do app Meu INSS, permitindo também que você entre em contato pelos canais digitais do INSS.

Uma vez no serviço online, utilize a opção “Novo Pedido” seguida de “Excluir Mensalidade” para cancelar a cobrança diretamente pela internet. 

Essas ações tendem a resolver o problema. Por mais que não seja possível reaver o dinheiro por enquanto, impedirá novas cobranças para os próximos meses. 

O que o INSS fará em relação ao problema?

Em entrevistas recentes, o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, já deixou claro que o INSS busca resolver o problema.

De acordo com o presidente, há a intenção de devolver os valores para os beneficiários, mediante comprovação da não afiliação.

No entanto, a entidade também tem responsabilidade do combate à ação, sobretudo com a penalização legal das empresas apontadas. 

De toda maneira, o melhor para o beneficiário é acompanhar de perto o extrato do benefício, visando identificar o mais rápido possível qualquer tipo de débito errado e indevido da folha de pagamento. 

O site e o app do Meu INSS podem ser de muita ajuda nesse momento, principalmente porque é possível conferir todos os pagamentos sem precisar de sair de casa, com segurança e praticidade.

Veja agora algumas dicas para usar o app:

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.