Descubra como a Inteligência Artificial está sendo usada por golpistas
Veja agora e descubra como a inteligência artificial está sendo usada por golpistas e todos precisamos nos proteger!
O crescimento acelerado da inteligência artificial ainda causa muita confusão no público, abrindo espaço para golpes por conta da fragilidade da população em identificar a tecnologia.
Por isso, é muito importante que você saiba os riscos de uso da inteligência artificial para a realização de golpes; veja mais detalhes e dicas para proteger-se!
O aumento dos golpes ao longo dos últimos meses
De acordo com empresas de tecnologia, até o final de 2023, cerca de 5 milhões de tentativas de fraudes foram registradas.
Por mais que os problemas no âmbito digital já sejam recorrentes, a ascenção das possibilidades da inteligência artificial aumentou ainda mais os riscos de golpes ao cidadão brasileiro.
Como a inteligência artificial abre possibilidades para golpes?
O avanço da inteligência artificil tem sido positivo para uma série de áreas, mas infelizmente, também aprimoraram as técnicas de golpes e de fraudes.
Veja alguns dos golpes possíveis:
1. Fakes em redes sociais
A maior parte dos golpes combinam tecnologia com engenharia social, que trata-se da capacidade de convencer uma pessoa a realizar alguma ação.
Por isso, a criação de contas fake em redes sociais funciona bem para juntar os dois. Os criminosos usam plataformas como o Instagram e principalmente o Tinder para criar uma pessoa que não existe.
Para enganar as pessoas, os golpistas criam imagens totalmente artificiais para conquistar a confiança e solicitar ações, como envio de dinheiro ou de informações pessoais.
2. Sites e conteúdos falsos
A criação de sites falsos para capturar informações e até dinheiro já existe na internet há um bom tempo, mas a inteligência artificial melhorou bastante a capacidade de criar falsificações.
Hoje em dia, os golpistas conseguem produzir áudios e até vídeos de pessoas famosas para induzir a compras ou à contratação de crédito.
Além de falsear famosos, os criminosos também conseguem criar vídeos, fotos e áudios de uma pessoa comum e aplicar golpes em cima dos seus parentes, amigos e familiares.
3. Ligações e e-mails falsos
É comum que os criminosos enviem e-mails ou realizem ligações em massa para capturar possíveis vítimas.
Nesse sentido, podem utilizar diferentes técnicas de tecnologia e táticas de engenharia social para se passarem por outras pessoas e exigirem dinheiro.
Como proteger-se de golpes na internet?
Veja algumas dicas importantes para se proteger de golpes:
1. Não compartilhe suas informações
Atualmente, é preciso evitar o envio de fotos, áudios e vídeos para qualquer pessoa. Procure ter perfis mais restritos às pessosas que você conhece.
Quanto menos imagens de si você coloca na internet, menores os riscos de ter sua identidade roubada. Isso não quer dizer para não criar contas nas redes sociais, mas para proteger-se.
Sobre os dados sensíveis, seja mais restrito ainda, evitando enviar números de telefone, CPF ou até endereço de e-mail.
2. Faça sempre uma checagem
Sempre que achar uma promoção boa demais ou um e-mail extremamente alarmista, faça uma série de checagens.
Isso inclui pesquisar notícias, verificar sites oficiais e não sair acreditando logo na primeira mensagem. No geral, os golpistas são engenhosos para criar necessidades e causar pânico para agir rápido.
Sempre que for tomar uma decisão importante na internet, certifique-se de fazer uma pesquisa completa em diferentes ambientes para ter mais segurança.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.