Desvantagens do saque-aniversário do FGTS: por que você pode desistir

Desvantagens do saque-aniversário do FGTS: por que você pode desistir.

Desvantagens do saque-aniversário do FGTS: por que você pode desistir.
Foto: Edição BT

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite a retirada de partes do Fundo todo ano de acordo com o mês de aniversário.

No entanto, será que é a melhor escolha? Veja as desvantagens do saque-aniversário do FGTS!

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS é uma modalidade que permite a retirada de uma parcela do Fundo todo ano, de acordo com o mês de aniversário.

Não é possível retirar o saldo total, mas sim uma parcela proporcional aos valores totais acrescidos de uma alíquota para aumentar o saque.

No entanto, o saque-aniversário não é obrigatório, já que o próprio trabalhador que escolhe junto ao INSS receber esse tipo de recurso.

Governo quer acabar com o saque-aniversário do FGTS

Recentemente, o governo do presidente Lula tem indicado a intenção de acabar com o saque-aniversário do FGTS.

E o principal argumento do poder público é que o saque diminui demais os fundos para uma eventual demissão, justamente o intuito do dinheiro.

Além disso, de acordo com o governo, as retiradas dos trabalhadores reduzem o dinheiro disponível para investimentos, causando problemas para o fluxo de dinheiro do FGTS.

No entanto, os ministérios ainda estão estudando algum tipo de substituição para o saque-aniversário.

O maior foco está em vincular o FGTS à possibilidade de empréstimos consignados, uma modalidade de crédito que debita direto da folha e apresenta juros mais baixos.

Quais as desvantagens do saque-aniversário?

A vantagem do saque-aniversário é que o trabalhador pode ter acesso ao dinheiro pelo menos uma vez por ano. 

Isso pode ajudar bastante em momentos de dificuldade para complementar o orçamento, pagar as contas, fazer investimentos ou gastar como quiser.

No entanto, a desvantagem é justamente o fato de reduzir o saldo total do FGTS.

O intuito de criar o FGTS é justamente para oferecer um auxílio financeiro em casos de demissão. 

O dinheiro também é usado para financiamentos imobiliários, sobretudo com o Minha Casa Minha Vida, aplicando o dinheiro para a entrada do imóvel.

Discussões sobre o FGTS

Não apenas o saque-aniversário, mas o FGTS como um todo vem sendo alvo de críticas e questionamentos.

Isso é principalmente pelo caráter compulsório das contribuições, já que o trabalhador não tem a opção de não mandar o dinheiro.

O FGTS também apresenta rendimentos bem abaixo de outros investimentos, geralmente de 3% ao ano mais a Taxa Referencial. Isso é inferior à poupança e ao Tesouro Selic, por exemplo.

Além disso, o trabalhador só pode acessar o dinheiro em casos específicos, dificultando o uso para outros processos, sobretudo em crises econômicas.

Por isso, o FGTS vem sendo alvo de críticas, mas não há nenhum movimento para acabar com o Fundo, principalmente pela importância do dinheiro para os próprios financiamentos imobiliários. 

Datas de pagamento do saque-aniversário do FGTS em 2025

O pagamento do saque-aniversário do FGTS é feito de acordo com o mês de nascimento. 

Assim, os pagamentos são enviados de acordo com a data de aniversário, desde o começo do ano.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.