É seguro usar o eSIM das operadoras de telefone? Entenda a tecnologia!

Será que é seguro usar o eSIM das operadoras de telefone? Entenda a tecnologia!

Beneficiários do Bolsa Família viram VÍTIMAS de novo golpe
Foto: Edição BT

 

Você não precisa mais comprar um chip físico para utilizar o seu celular, mas será que isso é seguro para os seus dados? Confira!

O que é o eSIM?

O eSIM (embedded SIM) é uma versão digital do tradicional cartão SIM, usado em celulares para identificar e autenticar o usuário na rede da operadora.

Diferente do SIM físico, o eSIM é instalado diretamente no dispositivo, não tendo a necessidade de inserir ou trocar um cartão físico. 

A tecnologia eSIM oferece maior flexibilidade para os usuários, permitindo que tenham múltiplos perfis de operadoras no mesmo dispositivo.

Como instalar o eSIM?

Para instalar o eSIM, você pode solicitar o atendimento da operadora, mas também é possível fazer por conta própria após realizar a compra. 

Primeiro, certifique-se de que seu dispositivo suporta eSIM. A maioria dos smartphones modernos, como iPhones e alguns modelos de Android, já vêm com essa funcionalidade. 

Porém, dispositivos mais antigos ainda não contam com a tecnologia, principalmente por conta da capacidade do telefone. 

Para ativar o eSIM, você precisará de um código QR fornecido pela sua operadora. Isso pode ser feito através do site da operadora, em uma loja física ou via aplicativo.

No iPhone, vá para “Ajustes” > “Celular” > “Adicionar Plano Celular”.

Em dispositivos Android, o caminho pode ser “Configurações” > “Conexões” > “Gerenciador de SIM” > “Adicionar Plano”.

Use a câmera do dispositivo para escanear o QR Code fornecido pela operadora. O dispositivo reconhecerá automaticamente o plano.

Após escanear o QR Code, o eSIM será configurado no dispositivo. Siga as instruções adicionais da operadora para completar a ativação.

Você também pode inserir os dados manualmente, mas o mais fácil é de fato utilizar o QR Code.

É seguro usar o eSIM?

Sim, o eSIM é seguro para o seu celular, inclusive podendo ser mais seguro que o próprio chip físico.

Como é embutido no celular, não pode ser removido fisicamente, dificultando acessos sem autorização.

Em caso de roubo ou perda do dispositivo, o eSIM não pode ser facilmente retirado, dificultando que alguém use o seu plano de dados ou faça chamadas em seu nome.

O eSIM utiliza protocolos de criptografia avançados para proteger as informações de autenticação e comunicação entre o dispositivo e a operadora.

Isso ajuda a proteger os dados do usuário contra interceptações e acessos não autorizados.

Além disso, se um dispositivo com eSIM for perdido, o usuário pode desativar o eSIM remotamente através da operadora, bloqueando o acesso à rede.

Isso é similar ao bloqueio de um SIM físico, mas o fato de o eSIM ser integrado ao dispositivo torna o processo mais seguro.

Apesar dessas vantagens, é importante manter boas práticas de segurança, como o uso de senhas fortes e a ativação de recursos de proteção do dispositivo, como o bloqueio por biometria ou código PIN, para garantir a segurança total ao usar o eSIM.

Além disso, compre diretamente de empresas confiáveis, não buscando qualquer oferta encontrada pela internet. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.