Empréstimo do FGTS: Veja como fazer um consignado e liberar seu crédito do trabalhador
Empréstimo do FGTS: Veja como fazer um consignado e liberar seu crédito do trabalhador.

O empréstimo consignado é um formato de crédito muito utilizado por servidores públicos, já que o dinheiro é retirado ainda na folha de pagamento.
A partir da última sexta-feira, os trabalhadores em CLT podem pedir um formato parecido. Veja agora como funciona!
Como funciona o empréstimo do FGTS?
O empréstimo consignado com garantia do FGTS é a modalidade de crédito para usar parte do Fundo do FGTS para obter empréstimos.
Esse tipo de produto consegue entregar taxas de juros mais baixas em comparação com outras modalidades de crédito.
A partir de agora, a modalidade também está disponível para os trabalhadores registrados em carteira, e não apenas para os servidores públicos.
Quais os valores disponíveis?
O trabalhador poderá usar 10% do saldo total do FGTS e a multa rescisória de 40% em caso de demissão sem justa causa.
Por sua vez, os valores de parcelas do reembolso não podem ultrapassar 30% do salário mensal, assegurando que se mantenha a responsabilidade com as finanças.
Ao contar com um fundo de dinheiro como garantia, o credor consegue ter mais certeza do recebimento do valor tomado, reduzindo a taxa de juros.
Nesse sentido, as parcelas de pagamento do empréstimos são descontadas diretamente do salário, oferecendo mais segurança para os credores.
De acordo com as novas regras, os trabalhadores podem pagar o empréstimo em até 48x, com taxas de juros de até 3.5% ao mês.
Como contratar o empréstimo consignado do FGTS?
Em primeiro lugar, o trabalhador terá que acessar o portal GOV.BR e informar os dados pessoais.
Nesse processo, o trabalhador precisa enviar nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento e CPF.
Após fazer o login, o trabalhador precisará responder ao questionário com algumas perguntas sobre a trajetória de trabalho do cidadão.
Com o formulário preenchido, o trabalhador poderá receber uma senha temporária para mudar já no próximo acesso ao sistema.
O passo seguinte é consultar o saldo do FGTS e verificar o que está disponível para o empréstimo.
Com esses valores em mãos, o cidadão pode buscar uma instituição financeira para conseguir o empréstimo consignado com garantia.
Vale ressaltar que a Caixa Econômica é uma das instituições que disponiblizam a modalidade e você pode formalizar o contrato de empréstimo.
Vale a pena solicitar o empréstimo?
O empréstimo, em qualquer caso, pode ser uma saída financeira que ajuda muita gente.
No entanto, é sempre preciso entender que não trata-se de uma renda extra, mas sim de um serviço com custos e que precisará ser pago.
Por isso, analise bem as condições de empréstimo, como taxas de juros, prazos de pagamento e valor das parcelas para garantir o compromisso financero mais adequado ao orçamento.
Em caso de demissão sem justa causa, a multa rescisória de 40% do FGTS será utilizada para quitar ou abater o saldo devedor do empréstimo.
Portanto, se optar pelo empréstimo consignado, use a modalidade de forma planejada e evite comprometer a saúde financeira.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.