ENEM 2025: prazo para pedir isenção da taxa começa em abril! Veja quem tem direito
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já começa a ganhar destaque com a divulgação do cronograma oficial para pedido de isenção da taxa.
Se você também estava esperando este anúncio, saiba que o período de solicitação de isenção da taxa de inscrição, vai de 14 e 25 de abril.
Aqui, a gente vai entender melhor como funciona a gratuidade e ver quem pode se beneficiar.

Vai ter ENEM em 2025?
Sim! O Enem 2025 acontece sob a organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
Desse modo, o exame é utilizado como principal forma de ingresso no ensino superior no Brasil, além de ser aceito por algumas universidades internacionais, como as de Portugal.
O edital oficial do Enem 2025 ainda vai ser publicado, nele, os estudantes encontram todas as datas e regras detalhadas para participação.
Entretanto, a isenção da taxa de inscrição é um dos primeiros passos para os participantes que atendem aos requisitos de gratuidade.
O que é isenção de taxa?
A isenção de taxa do Enem é um benefício para candidatos que se enquadram em critérios socioeconômicos do Inep.
Dessa forma, os participantes podem fazer a prova sem precisar pagar a taxa de inscrição. Isso, por sua vez, facilita o acesso ao exame para estudantes de baixa renda.
Você precisa solicitar a gratuidade dentro do prazo que falamos abaixo e apresentar documentação comprobatória.
Mas é importante mencionar que se você conseguiu a isenção no Enem 2024, mas não compareceu aos dois dias de prova, é necessário justificar a ausência para garantir o benefício novamente.
Quando é a isenção do Enem 2025?
⚠ Atenção, porque o período para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 acontece entre os dias 14 e 25 de abril.
Durante esse mesmo prazo, você também pode justificar sua ausência no Enem 2024, caso tenha faltado aos dois dias de prova.
O Inep analisará as solicitações e divulgará o resultado preliminar em 12 de maio. Se o seu pedido for negado, você pode entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio. A versão final da lista de isentos sai no dia 22 de maio.
Quem pode pedir isenção do Enem?
Basicamente, você pode solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 se atender a um dos seguintes critérios:
- Está matriculado no 3º ano do ensino médio em escola pública;
- Cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular e tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
- Está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), comprovando situação de baixa renda;
- É beneficiário do programa “Pé-de-Meia” do MEC, que incentiva a permanência de estudantes no ensino médio.
Como fazer a inscrição para o Enem 2025?
Logo após saber a data para o pedido, é necessário fazê-lo através da Página do Participante, no site oficial do Inep. Para isso, é necessário realizar o login em sua conta gov.br.
Então, o Inep vai analisar suas informações e divulgará a lista de aprovados e reprovados dentro do prazo, no dia 12 de maio.
Caso o Inep não aceite seu pedido, é possível entrar com recurso até o dia 16 de maio.
Além disso, é importante lembrar que conseguir a isenção não significa que você está automaticamente inscrito no Enem 2025. Portanto, todos os participantes, isentos ou não, precisarão fazer a inscrição oficial no período que ainda será divulgado pelo Inep.




Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.