Evite perder o BPC! Regularize seu cadastro agora e mantenha seu benefício seguro!

Veja agora como evitar perder o BPC, com dicas para regularizar o seu cadastro e manter o benefício seguro!

Evite perder o BPC! Regularize seu cadastro agora e mantenha seu benefício seguro!
Foto: Criação BPC

O BPC é um benefício muito importante para o público nacional, e pode passar por um verdadeiro pente-fino para eliminar ilegalidades, confira como funciona!

O que é o BPC?

O BPC, ou Benefício de Prestação Continuada, é um benefício que oferece um salário mínimo para os idosos acima de 65 anos.

Além disso, pode ser solicitado por pessoas com determinados problemas de saúde e instabilidade financeira, em qualquer idade.

Ao longo dos últimos tempos, tem sido um importante benefício para auxiliar quem está na fila da aposentadoria do INSS.

Entenda o pente-fino do BPC

O governo federal já anunciou uma certa preocupação com o Benefício de Prestação Continuada, perante ao aumento dos pedidos.

Isso porque o Estado entende que podem haver inconsistências e ilegalidades, procurando então elevar o nível de seleção para evitar esse tipo de erro.

Portanto, o INSS começou a realizar o pente-fino do BPC, visando identificar as regularidades, e sabendo que foram gastos mais de 84 bilhões de reais no último ano.

De acordo com o INSS, o objetivo é identificar regularidades, e não cortar benefícios das pessoas que merecem receber o dinheiro.

Como se precaver do pente-fino do BPC?

Em primeiro lugar, mantenha o seu cadastro do CadÚnico devidamente atualizado com todas suas informações. 

O importante é que não haja inconsistências nos seus documentos, correspondendo 100% à realidade da sua vida e às suas condições apresentadas.

O que fazer se for convocado pelo BPC?

Ao longo dos próximos meses, o BPC pode realizar convocações dos beneficiários, buscando checar informações.

A tendência é de que o governo comece a fazer verificações internas, buscando cruzar dados sem necessariamente chamar as pessoas para uma convocação formal.

O INSS conta com métodos para verificar outras fontes de informações dos beneficiários e checar se condizem entre si.

Por sua vez, o pente-fino deve focar tanto nas pessoas que já solicitaram o benefício há mais de dois anos quanto para quem apresentar alguma inconsistência na informação.

O INSS irá comunicar o público por meio de cartas enviadas ao endereço cadastrado, também com o envio de mensagens SMS ou de inclusão de avisos no MEU INSS, aplicativo oficial do Instituto.

O que fazer se cair no pente-fino e ter o benefício suspenso?

Em primeiro lugar, cair no pente-fino não significa ter o benefício suspenso, porque você pode ser convocado e nem assim perder o benefício social do governo.

Porém, caso você não passe na checagem e tenha o benefício suspenso, é possível primeiro verificar as motivações.

Se o problema for nos documentos, você pode reenviar a documentação com as devidas correções e atualizações para regularizar a situação.

Porém, se for realmente um problema com os próprios dados do cidadão, pode haver então de ter sido cortado em razão de alguma inconsistência, sobretudo em relação à renda.

Nesse sentido, o INSS deve informar de maneira correta as motivações e as prováveis soluções; ou mesmo o encerramento total do benefício.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.