Fim do saque-aniversário do FGTS? Lula apoia mudança e surpreende trabalhadores
Fim do saque-aniversário do FGTS? Lula apoia mudança e surpreende trabalhadores!
O saque-aniversário é um dos pagamentos do FGTS que permite a retirada anual de parte dos fundos.
Porém, o governo quer acabar com o saque-aniversário do FGTS, veja os motivos!
Governo vai acabar com o saque-aniversário do FGTS
O governo, a partir de diferentes ministérios, como Luiz Marinho, do Ministério do Trabalho, são favoráveis ao fim do pagamento do saque-aniversário do FGTS.
E até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parecer ser favorável à medida que institui o fim do pagamento do saque-aniversário.
O benefício vem sendo pago desde 2019, e entrou como parte do orçamento de milhões de famílias brasileiras. Por isso, a medida é tão polêmica!
Por que acabar com o saque-aniversário?
O argumento do governo para o corte do pagamento do FGTS se concentra em diferente pontos, como a diminuição dos recursos do FGTS para outras funções, como habitação e investimentos públicos.
Além disso, o governo entende que o pagamento adiantado reduz muito o montante no momento da rescisão, desviando bastante o foco dos Fundos que é justamente nos momentos de emergência.
Nesse sentido, o governo quer manter o montante dos fundos conservado, trazendo um valor suficiente para ajudar o trabalhador no momento da rescisão.
E o que dizem os defensores do saque-aniversário?
A escolha do governo federal tem gerado polêmica, com entidades saindo em defesa da manutenção do benefício.
Nesse sentido, o argumento é de que o dinheiro ajuda muito nas finanças das famílias, sendo um recurso importante para pagar as contas.
O argumento é de que o dinheiro pode ser usado no lugar de um empréstimo ou outras alternativas de crédito, por exemplo.
O saque-aniversário vai mesmo acabar?
Em primeiro lugar, por mais que o governo queira passar a medida, ainda há todo um processo para isso.
E começa com o encaminhamento para o Congresso Nacional, que fará uma discussão da pauta para encontrar saídas.
Por enquanto, os beneficiários de 2024 podem seguir fazendo a retirada dos valores do saque-aniversário, que continua válido por enquanto.
Governo quer facilitar empréstimos consignados
O governo indica que pretendar outros destinos ao dinheiro do FGTS.
Nesse sentido, um dos projetos é manter os 40% da multa rescisória para utilizá-lo na obtenção de um empréstimo consignado.
O objetivo é para utilizar os fundos para conseguir adiantamentos em dinheiro com condições mais aprazíveis.
Isso porque os empréstimos consignados para pensionistas e aposentados do INSS conseguem entregar taxas de juros menores, facilitando os acessos.
Dessa maneira, o governo quer conservar os fundos do FGTS justamente para ajudar a conseguir dinheiro com taxa menores.
Novas alternativas para o FGTS
O governo quer facilitar o uso do FGTS para a compra de imóveis, além da casa própria com programas como o Minha Casa Minha Vida.
Nesse sentido, a ideia do poder público é justamente ampliar as possibilidades de uso dos fundos para a compra de imóveis mais caros, inclusive para investir nesse tipo de negócio.
No entanto, por enquanto são projetos, e deve demorar mais para avançar nas casas do poder público.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.