Função débito liberada para AUXÍLIOS Assistenciais: Veja quem pode usar!

Veja agora como a função débito foi liberada para os Auxílios Assistenciais, e você pode ver como utilizar!

Função débito liberada para AUXÍLIOS Assistenciais: Veja quem pode usar!
Foto: FDR

Um novo projeto para habilitar a função de débito nos cartões de assistência social foi recentemente aprovado, veja mais como utilizá-lo!

Entenda o projeto!

Ainda durante a pandemia de Covid-19, o público sofreu bastante por conta das filas em caixas eletrônicos para o recebimento de benefícios sociais do governo, como o Auxílio Brasil.

Nesse sentido, o poder público pensou sobre a iniciativa de facilitar o acesso aos benefícios, principalmente para quem tem dificuldade com os aparelhos digitais.

Após diferentes textos, a deputada Flávia Morais foi a relatora do projeto, que agora obriga a função débito em contas digitais, tanto nas que já existem quanto nas novas.

A medida também se estende não apenas na Caixa Econômica Federal, mas também para os benefícios e assistências dos municípios, sendo uma nova regulamentação obrigatória.

Quais os benefícios do projeto?

A principal vantagem da habilitação da função de débito é facilitar o acesso aos recursos governamentais, o que poderia ser dificultado com outras opções.

Dessa maneira, você poderá utilizar os cartões para pagamentos diretamente, acelerando o uso dos benefícios e reduzindo a necessidade de sacar dinheiro.

Então, além da facilidade, é importante para a segurança, já que o contribuinte não precisa ficar saindo na rua com dinheiro na mão.

Além disso, o projeto pode significar um apoio ao comércio local, sobretudocom o incentivo ao consumo em estabelecimentos locais. 

Nesse sentido, ao contar com os pagamentos diretos, a medida facilita o uso dos benefícios como o Bolsa Família em comércios próximos da casa dos beneficiários.

Quais os próximos passos?

Após a aprovação na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, o projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Finanças e Tributação, e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Por sua vez, a aprovação final acontecerá na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Por conta da importância para o cenário brasileiro, é bem provável que a medida seja aprovada nas esferas competentes.

A mudança proposta pela nova lei tem o potencial de transformar a maneira como os benefícios assistenciais são acessados no Brasil.

A ativação da função débito ativada nos cartões de auxílio, a distribuição se tornará mais eficiente, acessível e segura. 

Isso representa um avanço muito importante para as políticas públicas no Brasil, sobretudo para democratizar o acesso às finanças. 

Outros recursos online para seus benefícios sociais

Os beneficiários podem utilizar o aplicativo do Caixa Tem, muito importante para fazer a sua gestão financeira de recebimento dos benefícios.

Nesse sentido, o app é bastante funcional, desde que você siga todos os protocolos com segurança. Por isso, é possível fazer a integração com outros serviços bancários, como o próprio Pix.

E falando na tecnologia, a tendência para os próximos anos é justamente trazer novas regulamentações sobre o Pix, como o Pix Automático e o Pix agendado.

Além disso, o sistema também procura reforçar a segurança das operações online no país, principalmente pelo Pix e pelos serviços bancários.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.