Cuidado: golpe usa dados do FGTS para fazer empréstimos indevidos; proteja-se
Um novo golpe usa dados do FGTS para fazer empréstimos e tem colocado medo em pensionistas e aposentados.
Após a raspagem dos dados, golpistas têm mirado o saque-aniversário em nome da vítima.
Como gostamos de enfatizar, um dos melhores meios de se proteger, é se informar.
Portanto, nossa missão é te ajudar a evitar esse golpe, principalmente entendendo como que ele funciona, vamos lá?
Como funciona: golpe usa dados do FGTS para fazer empréstimos?
Basicamente, o golpe começar quando estelionatários acessam as informações do FGTS.
Depois que os golpistas confirmam os dados, eles realizam saques e empréstimos sem conhecimento da vítima.
Por meio do saque-aniversário, os golpistas podem roubar valores significativos.
Após a simulação, e solicitação do saque-aniversário, os golpistas deixam a pessoa sem acesso ao recurso e com uma dívida inesperada.
O que fazer se o FGTS foi sacado por outra pessoa?
Se você percebeu que alguém sacou seu FGTS, você pode tomar algumas ações, como:
Falar com a Caixa Econômica Federal
Você pode visitar uma agência da Caixa ou ligar pelo telefone 0800 726 0207. Fale sobre o ocorrido e peça orientações sobre como contestar o saque fraudulento.
Faça um Boletim de Ocorrência
Registre um boletim de ocorrência na delegacia ou online (caso disponível em seu estado). Esse documento é fundamental para comprovar a fraude e ajuda no processo de investigação.
Notifique o Serasa e o SPC
Além disso, solicite a inclusão de um alerta de fraude no seu CPF junto ao Serasa e ao SPC. Isso ajuda a evitar novos empréstimos em seu nome.
Acompanhe o Processo de Contestação
Depois que você fizer as notificações anteriores, a Caixa fará uma análise da situação. Mantenha contato e acompanhe o andamento do processo até a conclusão.
Proteja-se contra futuras fraudes
Se isso aconteceu com você, o mais importante é passar a ter mais cuidado com suas informações pessoais e monitore seu FGTS e seu CPF regularmente.
Como saber se fizeram empréstimo no meu FGTS?
Você pode usar o App FGTS ou o Site da Caixa, e com ele em seu dispositivo, basta entrar em sua conta com dados do login e senha.
No aplicativo, os usuários podem verificar os lançamentos e acompanhar o saldo disponível. Além disso, é possível ver se há registro de saques ou movimentações não autorizadas.
Conferir o Histórico de Movimentações é um hábito capaz de te proteger em diferentes momento, e dentro do próprio app ou site do FGTS, você pode procurar pela seção de Extrato.
Ali, você consegue visualizar todas as movimentações, assim, a recomendação é buscar por registros de transações que você não reconhece.
Consultar o CPF no Serasa ou SPC é uma forma de se prevenir, vendo se nos serviços de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, há solicitações de crédito em seu nome.
Por fim, você sabe agora como o golpe usa dados do FGTS para fazer empréstimos e o que fazer caso note que foi vítima desse ataque.
Lembre-se que protegendo os seus dados sensíveis, as suas chances de ser alvo de golpes como estes são reduzidos.
Para ver mais informações e alertas como este, você pode acompanhar as atualizações que trazemos todos os dias aqui no Brasileiro Trabalhador.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.