Golpes com restituição de imposto de renda: criminosos aplicam novo esquema; fique atento
Você precisa ficar muito atento com os golpes com restituição de imposto de renda, um novo esquema que pode fazer você perder dinheiro; e você pode contar com mais informações.
E o golpe é feito justamente pelo envio de mensagens falsas com o nome do governo federal, buscando atingir o público que espera por possíveis restituições do Imposto de Renda.
Por isso, você precisa ficar muito atento ao esquema para não cair; e pode conferir as principais dicas!
Como funciona o golpe com restituição do Imposto de Renda?
O novo golpe funciona de maneira parecida com outros de mesma natureza. E começa com uma mensagem falsa, normalmente por SMS, supostamente enviada pelo governo brasileiro.
A mensagem diz que o cidadão tem um valor de restituição do Imposto de Renda a receber, com expiração em breve. Para não perder o dinheiro, indica que deve clicar no link presente no corpo da mensagem SMS.
Nesse sentido, a mensagem segue as características desse tipo de golpe, como:
- Extremamente alarmistas, dizendo que você precisa clicar rápido e urgentemente para não perder o dinheiro;
- Valores bem altos, com o objetivo de te convencer completamente a clicar rápido;
- Possivelmente pode contar com erros gramaticais ou com pontuação estranha.
Por sua vez, o link simula uma página oficial do governo federal, pedindo informações como CPF, senha do gov.br e mais dados pessoais, como nome da mãe e data de nascimento.
A página seguinte solicita uma chave Pix para enviar o dinheiro da restituição, além de pedir um valor simbólico como taxa a pagar já no momento.
E por que é um golpe?
A Receita Federal deixa claro que envia os valores da restituição automaticamente para a conta bancária informada já no momento da declaração.
Além disso, o pagamento das restituições segue um calendário estipulado anteriormente, não solicitando esse tipo de mensagem altamente alarmista.
Portanto, como a Receita Federal não envia nenhum SMS para os seus contribuintes. Assim, todas essas mensagens serão um golpe.
O que fazer quando receber a mensagem do golpe?
De acordo com a própria Receita Federal, ao receber uma mensagem desse tipo, você pode ignorá-la, visto que não terá nenhum impacto sobre os seus direitos.
De toda maneira, o mais importante é que você não clique em nenhum link. Diferentemente de outros golpes, este não leva exatamente à uma página com vírus.
Porém, esses tipos de golpes são muito parecidos, então não dá para arriscar. Portanto, sempre que receber mensagens como essa, não clique.
Veja mais dicas para proteger-se de golpes
Atualmente, há uma série de golpes rodando por aí, principalmente por mensagens SMS. No geral, esse tipo de atividade criminosa procura gerar alarme e roubar dinheiro com promessas muito atrativas.
E não é apenas por mensagem de texto, visto que os criminosos também enviam golpes por WhatsApp, por e-mail e até por ligação.
Por isso, sempre que ver uma mensagem muito alarmista ou com uma promessa muito grande, acalme-se e pense por mais tempo.
Em primeiro lugar, não clique em nada e não acesse nenhum link, principalmente em e-mails. Se precisar confirmar alguma informação, vá para o site oficial da entidade em questão, mas nunca clique no link.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.