Governo adia resultado do Enem dos concursos para fevereiro: veja o novo cronograma
Governo adia resultado do Enem dos concursos para fevereiro após uma decisão que também dá uma nova oportunidade para milhares de participantes.
Para entender o que muda em torno desse processo seletivo que atraiu milhões de brasileiros, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!
Governo adia resultado do Enem dos concursos para fevereiro
O governo anunciou mudanças no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CNU), adiando a divulgação do resultado final para 11 de fevereiro de 2025.
Dessa forma, a decisão ocorreu devido à reavaliação de 32.260 candidatos que haviam sido desclassificados por falhas no preenchimento do cartão de resposta.
O concurso que reuniu 970 mil pessoas em todo o Brasil, foi o maior do país, com aplicação no dia 18 de agosto.
Principais datas do novo cronograma do Enem dos concursos
Não está sabendo quais são as novas datas em torno do Enem dos concursos? Então, confira abaixo, as principais datas do novo cronograma:
- Correção das provas discursivas: ocorrerá entre 11 de novembro e 6 de dezembro de 2024, com um prazo estendido para garantir precisão na avaliação;
- Envio de títulos: os candidatos poderão enviar seus documentos entre 4 e 5 de dezembro de 2024;
- Notas preliminares das discursivas: disponíveis no dia 9 de dezembro de 2024, permitindo análise prévia dos resultados;
- Pedidos de revisão das notas das discursivas: você pode fazer o pedido entre 9 e 10 de dezembro de 2024;
- Perícia médica para candidatos com deficiência: etapa que ocorre de 6 a 10 de janeiro de 2025, incluindo avaliação biopsicossocial;
- Resultado preliminar da Avaliação de Títulos: estará disponível em 15 de janeiro de 2025, com possibilidade de ajustes posteriores;
- Resultado final: divulgação em 11 de fevereiro de 2025.
Anotou aí? Atenção, porque para conferir o calendário completo, você deve consultar o novo cronograma oficial.
A decisão e o impacto sobre o CNU
O MGI, responsável pela organização do exame, justificou que o adiamento, portanto, foi necessário para revisar possíveis injustiças na desclassificação de 32.260 candidatos.
Esses participantes, inicialmente eliminados por erro no preenchimento do cartão de resposta, terão uma segunda chance com base nesta decisão.
Segundo o órgão, essa medida reforça o compromisso com a transparência e a equidade no processo seletivo, atendendo a demandas dos próprios candidatos.
O Justiça Federal no Tocantins, por exemplo, apontou que houve falta de orientação aos candidatos.
O que é o Concurso Nacional Unificado (CNU)?
O Concurso Nacional Unificado (CNU), ou “Enem dos Concursos“, é uma iniciativa que centraliza a realização de seleções para cargos públicos em diversas áreas do governo federal.
Criado para padronizar processos seletivos, ele reúne em um único exame candidatos de diferentes estados, oferecendo maior acessibilidade e eficiência no preenchimento de vagas públicas.
Além de simplificar a logística das provas, o CNU segue critérios unificados de avaliação, garantindo isonomia entre os participantes. Assim, as etapas do concurso incluem:
- Provas objetivas;
- Discursivas;
- Avaliação de títulos;
- Perícia médica.
Claro que as etapas dos processos também variam conforme a diferença entre os níveis dos cargos.
Dessa forma, o CNU fica encarregado de organizar desde a aplicação das provas até a revisão de recursos, garantindo a correção de inconsistências e a publicação do resultado final.
Sem dúvida, com o resultado agora previsto para fevereiro, os candidatos devem se atentar às novas datas e às etapas de envio de documentos, revisão e perícia médica.
Afinal, estamos falando de etapas vitais do processo seletivo para garantir a regularidade na classificação final.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.