Governo anuncia NOVIDADES no FGTS para 2025; veja como isso afeta seu bolso
Governo anuncia NOVIDADES no FGTS para 2025; veja como isso afeta seu bolso.
Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um dos principais mecanismos de proteção social e de incentivo econômico no Brasil.
No entanto, nos próximos anos, o Fundo deve passar por mudanças.
Confira agora as principais que se espera para o FGTS!
Quais os objetivos do FGTS?
O FGTS, ou Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, funciona como uma espécie de poupança para o trabalhador.
A cada mês, os empregadores fazem um depósito de 8% do salário de cada funcionário, em nome do colaborador.
O objetivo principal do FGTS é oferecer um suporte ao trabalhador em caso de demissão, bem como fomentar projetos de crédito habitacional e para outros investimentos.
Isso porque a Caixa, gestora do Fundo, utiliza os fundos para investimentos, sendo importante para o orçamento geral do país.
Orçamento do FGTS passa por mudanças
Ao longo dos últimos tempos, o governo vem revisitando as condições do FGTS para fortalecer as políticas sociais para atender as necessidades da população.
Nesse sentido, o objetivo é utilizar o fundo para maiores investimentos e contribuir para o desenvolvimento de áreas importantes da sociedade.
Por isso, o FGTS deve passar por mudanças importantes no orçamento para se adequar às necessidades do governo.
Principais mudanças no FGTS
Veja os principais intuitos das mudanças de rumo do FGTS nos próximos anos:
1. Maior orçamento para programas habitacionais
Um dos objetivos principais do FGTS nos próximos tempos estará em ampliar a atuação no financiamento imobiliário.
Atualmente, trata-se da principal fonte para programas como Minha Casa Minha Vida, iniciativa muito importante para dar acesso à moradia para as famílias de baixa renda.
2. Incentivo à infraestrutura urbana
A proposta é que o FGTS invista mais na promoção da insfraestrutura urbana, saída fundamental para facilitar a vida nas cidades.
Nesse sentido, pode dispor fundos para modernizar sistemas de transportes e elevar a qualidade de vida da população brasileira.
Os investimentos também são feitos no saneamento básico, uma das principais partes da infraestrutura das cidades, fomentando a geração de empregos e o desenvolvimento de áreas mais carentes.
Quais os próximos passos?
No primeiro trimestre de 2024, o Congresso Nacional já trouxe a pauta sobre as mudanças no FGTS, com novos repasses já programados para o começo de 2025.
Até o final do próximo ano, o governo deve investir em realocar recursos do FGTS para as mais diferentes fontes no país.
Governo pode fazer mudanças no saque-aniversário do FGTS
O saque-aniversário do FGTS permite a retirada de uma aliquota dos fundos anualmente no mês de aniversário do trabalhador.
No entanto, o governo vem demonstrando preocupação com o aumento do valor retirado, o que prejudica o próprio trabalhador e os fundos orçamentários, sobretudo para o uso em investimentos imobiliários.
Por isso, o governo vem se movimentando para bloquear a possibilidade do saque-aniversário, criando novas propostas para usar o fundo.
E a principal delas é permitir o uso dos fundos para conseguir empréstimos consignados, com taxas de juros menores e pagamento diretamente da folha.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.