Governo faz alerta geral: mais grana, saúde e proteção para idosos, que ficam em festa
É um fato que a aposentadoria é um dos benefícios que se destacam entre a comunidade, mas o Governo faz alerta geral e você não pode ignorar.
Isso porque há outros benefícios dos quais você pode e deve usufruir, ou alertar alguém com idade avançada na sua família.
Ano após o ano, o governo entende a importância de não apenas olhar para o futuro, mas também de prestigiar quem colaborou tanto com o Brasil no passado.
Governo faz alerta geral: principais benefícios para os idosos
A aposentadoria, como começamos falando, de fato, é um dos principais benefícios que se destina a quem contribuiu para o INSS durante a vida profissional.
Na prática, existem diferentes tipos de aposentadoria, como por idade, por tempo de contribuição e por invalidez. Para saber mais, você pode acessar o site do governo referente ao INSS <https://www.gov.br/inss/pt-br>.
Aliado à aposentadoria, os idosos também encontram um grande benefício. Ele é uma verdadeira opção que ajuda pessoas acima de 65 anos que não contribuíram ao INSS.
Benefício de Prestação Continuada (BPC-LOAS)
O BPC é uma alternativa para idosos que buscam auxílio financeiro do governo e que não conseguiram contribuir durante a vida com o INSS.
Dessa forma, o benefício paga um salário mínimo mensal (R$ 1.412,00) a pessoas com deficiência e idosos a partir de 65 anos. É necessário, portanto, comprovar que o idoso não possui meios de prover a própria subsistência ou de ter um cuidado por sua família.
Mas muita atenção, porque o BPC não pode ser acumulado com uma aposentadoria. Contudo, o idoso pode ter direito a se inscrever no Bolsa Família e ter outra ajuda de custo todos os meses.
Carteira da Pessoa Idosa
Para quem adora sair de casa, entretanto, há uma opção muito atrativa para pessoas que chegam à melhor idade. A Carteira do Idoso é um documento que serve como comprovante de renda necessário para adquirir passagens gratuitas ou 50% de desconto em viagens interestaduais.
O acesso é simplificado, com o processo começando pelo site <https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/>. Na página você obtém mais informações e orientação para realizar o pedido.
E se você não souber como fazer pela internet, presencialmente é possível emitir sua carteira em um CRAS (Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).
Isenções para idosos
Por fim, não podemos deixar de mencionar as isenções que o governo oferece para pessoas com mais de 65 anos no Brasil:
- Isenção de Imposto de Renda (IR);
- Isenção ou desconto no Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU);
- Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
Além disso, em algumas situações os idosos também podem ter desconto em sua tarifa de luz, água e gás. Entre outros benefícios mais conhecidos estão: atendimento e fila preferencial, assentos preferenciais, medicamentos de graça.
Estas iniciativas mostram a preocupação do governo em garantir o bem-estar de pessoas que contribuíram para a sociedade durante a vida.
Por fim, não se esqueça que em caso de maiores dúvidas sobre seus direitos e benefícios, é recomendado procurar um CRAS próximo e pedir informações.
Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.