Guia completo: Preenchendo o termo de responsabilidade do INSS
Veja agora mesmo um guia completo para preencher o termo de responsabilidade do INSS!
O termo de responsabilidade é um documento importante, e preenchê-lo pode ser complicado em um primeiro momento, mas você pode ver todos os detalhes para não ter dúvidas, confira!
O que é o termo de responsabilidade do INSS?
O termo de responsabilidade do INSS é um documento destinado ao público que precisou se responsabilizar por algum processo ou ação junto ao Instituto.
Dessa maneira, pode ser colocado também como a destinação de um benefício do INSS para outra pessoa, como procuração para representação ou para a gestão do dinheiro.
O documento é importante para deixar todas as partes cientes sobre as responsabilidades e atribuições no processo de representação.
Guia para preencher o termo de responsabilidade do INSS
A jornada começa acessando o site oficial do INSS, buscando pela opção de ‘Formulários’ e, em seguida, escolher o Termo de Responsabilidade cabível ao seu processo.
Após selecionar uma das opções, você começará a preencher os dados, confira:
1. Dados do requerente
Na parte de cima do documento, você precisará informar os dados do requerente, ou seja, de quem está fazendo a solicitação para tornar-se representante, enviando as informações:
- Nome completo, CPF, RG, endereço, telefone e outras informações pessoais.
2. Dados do beneficiário
Na sequência, informe sobre quem será representado, ou seja, o beneficiário da procuração, confira:
- Nome completo, CPF e número do beneficiário
3. Declarações e assinaturas
Por fim, para finalizar o documento, você precisa declarar a veracidade das informações inseridas pelos cidadãos para o benefício.
O passo final é justamente inserir a data e realizar a assinatura, finalizando 100% o documento para enviá-lo ao INSS.
Quais as informações mais importantes no termo de responsabilidade do INSS?
O termo de responsabilidade do INSS tem o objetivo justamente de delimitar todos os limites e ações para ambas as partes, deixando requerente e beneficiário cientes do processo.
Por isso, todas as informações são importantes, sobretudo porque trazem os dados de cadastro de ambas as partes.
Dessa maneira, você precisará preencher todo o documento, sem deixar de fora nenhuma informação relevante para enviar ao INSS.
Dicas para preencher o termo de responsabilidade do INSS
Em primeiro lugar, o principal é que você preencha o documento com atenção, já que você precisa enviar toda a documentação de maneira correta.
Nesse sentido, é imprescindível que os dados estejam escritos do jeito certo, caso contrário, terá problemas para a efetivação do documento junto ao INSS.
Na descrição da responsabilidade, você escreverá realmente como será o processo, como o nível de representação e as obrigações de cada parte.
O documento é muito importante, tratando-se de uma procuração relevante para definir os representantes e as pessoas que realizarão os contatos sobre os benefícios do INSS.
Entenda que o processo envolve valores muito importantes para a pessoa, como a aposentadoria ou outros benefícios gerais.
A principal dica é realmente tirar um tempo para preencher o documento, dando toda a atenção necessária para não ter problemas que atrasem o envio.
Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.