Idade mínima para saque do FGTS CAI! Descubra quem já pode resgatar o saldo

Idade mínima para saque do FGTS CAI! Descubra quem já pode resgatar o saldo!

Idade mínima para saque do FGTS CAI! Descubra quem já pode resgatar o saldo
Foto: Edição BT

Você sabia que há um novo projeto de lei para reduzir a idade de saque do FGTS para os idosos?

Atualmente, a legislação permite o saque aos 70 anos, mas pode mudar, confira AGORA mesmo!

Qual a idade para sacar o FGTS?

O FGTS é uma espécie de “colhão financeiro” para ajudar os trabalhadores brasileiros em situações delicadas da vida, como demissão e aposentadoria.

Além disso, há um critério etário para liberar o saque do FGTS a partir de determinada idade, e hoje é com 70 anos.

Para muita gente, é considerada uma idade tardia, e há a busca por contar com novas opções para auxiliar melhor o público brasileiro.

Conheça o projeto de lei para a redução da idade

O Projeto de Lei 2177/24 propõe reduzir a idade mínima para o saque, chegando aos 60 anos de idade.

Por sua vez, o projeto ainda está sob análise da Câmara dos Deputados, analisando a viabilidade da ação tanto para a lógistica quanto para o orçamento brasileiro.

A redução em até 10 anos, em muitos casos, pode vir até antes da aposentadoria do INSS, auxiliando a ter valores financeiros importantes para a sua vida. 

Por que reduzir a idade mínima?

Atualmente, a expectativa de vida do brasileiro é em torno de 72 anos de idade. Nesse sentido, a antecipação visa justamente dar maiores condições financeiras para aproveitar a vida após os sessenta anos de idade.

Segundo o deputado Rubens Pereira Júnior, do Maranhão, a redução seria importante para dar maior ajuda financeira ao dia a dia dos idosos.

Com isso, o dinheiro do FGTS pode ajudar a arcar com contas importantes, como tratamentos médicos e financiamentos.

A proposta também se alinha à realidade etária do Brasil, além de contribuir para a economia nacional, visto que o dinheiro será utilizado para movimentar outras áreas. 

Quais os problemas da redução?

Por sua vez, há preocupações sobre a sustentabilidade do FGTS, principalmente ao longo prazo, ainda mais com milhões de trabalhadores recebendo o dinheiro ao mesmo tempo.

Além disso, a redução da idade pode motivar o gasto indevido, comprometendo reservas que podem ser importantes no futuro.

Quais os próximos passos do projeto?

O PL 2177/74 está atualmente na Câmara dos Deputados, ainda com um longo caminho para chegar à vida dos brasileiros.

Em primeiro lugar, a Comissão do Trabalho avalia o impacto aos trabalhadores, enquanto a Comissão de Finanças e Tributação verifica a chegada no orçamento.

Por sua vez, a Comissão de Constitiuição e Justiça e de Cidadania verificam a adequação à Constitução.

Após a aprovação de todas as comissões, o projeto pode ir direto para a análise do Senado, o que deve demorar ainda algum tempo. 

Quais as outras oportunidades para sacar o FGTS?

Além da idade, o trabalhador pode acessar os Fundos após uma demissão sem justa causa, com a chance de sacar todo o dinheiro.

Outra situação para retirar o dinheiro é no momento de comprar uma casa, principalmente com financiamentos como o Minha Casa Minha Vida. 

Por fim, em situações de doenças graves como o câncer e de aposentadoria, o trabalhador pode realizar o saque integram do FGTS.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.