Idosos acima de 60 Anos ganham novos benefícios de transporte gratuito!

Os idosos acima de 60 anos ganham novos benefícios, e você tem a oportunidade de acompanhar tudo em primeira mão! Não perca!

Os idosos acima de 60 Anos ganham novos benefícios, e agora você pode conferir por aqui como aproveitar este suporte essencial para milhões de pessoas.

Até o fim de 2023, apenas idosos com 65 anos ou mais tinha acesso à gratuidade em transportes públicos.

Contudo, esta mudança chega para contemplar ainda mais pessoas que precisam desse suporte tão essencial para se deslocar nas cidades brasileiras.

E se você ficar até o final, vai ver que não é apenas dentro das próprias cidades, como também outros limites em território nacional.


Idosos acima de 60 anos ganham novos benefícios: como aproveitar

De fato, o governo do Brasil apresenta diferentes iniciativas para ajudar a população que chega à terceira idade.

Um senhor no banco de um ônibus animado após ver que idosos acima de 60 Anos ganham novos benefícios
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Braileiro Trabalhador

Uma das principais novidades apresentadas é a Carteira do Idoso, ou carteira da pessoa idosa.

Com este documento é possível ter acesso a inciativas que o governo prepara exclusivamente para este grupo da sociedade, como:

  • Atendimento preferencial: muitos estabelecimentos públicos e privados atendem primeiramente idosos, ou têm caixas ou filas preferenciais;
  • Medicamentos gratuitos: através do SUS idosos conseguem remédios a custo zero, apresentando a receita médica e comprovante de renda;
  • Aposentadoria: atingindo a idade correta, idosos podem se aposentar conforme as regras do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) ou regimes próprios;
  • Isenção do Imposto de Renda: isso se aplica a rendimentos provenientes de aposentadoria, pensão e outros;
  • Isenção ou redução de tarifas em serviços públicos: como transporte público, energia elétrica, água e telefones, o que varia conforme cada região no país.

Transporte gratuito e BPC

Sem dúvida, hoje dois dos melhores benefícios que o governo oferece são o direito ao transporte gratuito e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). 

Com a gratuidade no transporte os idosos podem desfrutar de um meio útil para se deslocarem pelas cidades.

Mas o mais interessante é que a iniciativa não se limita apenas às cidades. Os idosos também podem acessar passagens interestaduais de graça ou com descontos a partir de 50%.

Dessa forma, idosos que moram em cidades distantes de seus familiares, ou desejam visitar outras regiões, podem economizar no preço de passagens.

Dentro do ambiente urbano, os idosos aproveitam a mobilidade gratuita para oferecer tudo o que há, desde postos de entretenimento até locais para cuidar da sua saúde, como hospitais e farmácias.

E o BPC?

Somada à maior possibilidade para se locomover na cidade, os idosos também podem contam com um auxílio financeiro, o BPC.

Este benefício garante um salário mínimo por mês para o beneficiado, o que equivale a R$1.412,00.

Com isso, os idosos podem economizar uma grande parcela de sua economia, enquanto contam com suporte financeiro para garantirem uma vida mais digna.

Para acessar o BPC, no entanto, é necessário ter ao menos 65 anos, e ter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Aliás, outra facilidade importante para os idosos é digitalização da carteira, e nós falamos detalhadamente sobre este assunto, neste artigo.

Enquanto os idosos acima de 60 anos ganham novos benefícios, quem fica por dentro das novidades do Brasileiro Trabalhador, ganha acesso a todas as notícias mais importantes do Brasil!

 

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista