Idosos com mais de 60 anos já podem emitir documento especial para terem INÚMERAS vantagens

Jaizon Carlos

30 de maio de 2024

Já está disponível digitalmente a Carteira da Pessoa Idosa. Agora, idosos com mais de 60 anos já podem emitir o documento especial para receberem vantagens exclusivas em diversos serviços!

idosos com mais de 60 anos sentado em banco preferencial no ônibus após emitir o documento especial
Imagem: Freepik / idosos com mais de 60 anos sentado em banco preferencial no ônibus após emitir o documento especial

Quais os benefícios da Carteira da Pessoa Idosa?

A Carteira da Pessoa Idosa é um documento de identificação criado pelo governo para disponibilizar benefícios para pessoas de baixa renda com mais de 60 anos.

Através dela, o governo consegue criar soluções para facilitar a vida dos idosos, independente de se eles são segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ou não.

Um dos principais benefícios é o acesso gratuito a transporte interestadual, com um número limitado de 2 vagas por viagem. Porém, também é possível ter descontos de no mínimo 50% no valor das passagens.

Mas é claro que descontos em viagens e passagens gratuitas não são as únicas vantagens de possuir uma Carteira do Idoso. Ao emitir a sua você também tem direito a coisas como:

  • Isenção ou descontos no IPTU;
  • Descontos em ingressos para eventos;
  • Prioridade em processos judiciais e programas do governo.

Os benefícios podem variar dependendo da localidade. Por exemplo, não será em toda cidade que o idoso vai conseguir desconto/isenção no IPTU.

A carteirinha é uma forma do governo garantir tratamento preferencial para as pessoas mais velhas em determinadas situações.

Quem têm direito?

Basicamente, têm direito ao documento pessoas com 60 anos de idade ou mais (idosos) que recebem até no máximo 2 salários mínimos.

Devido ao requisito para comprovar a condição de baixa renda, um passo muito importante para tirar a carteira e usar os benefícios é ter uma inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal).

Se você ainda não tiver um ou se o seu estiver desatualizado, antes de solicitar a carteira deve se dirigir ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo para regularizar sua situação.

Uma vez com o cadastro feito, você então terá acesso ao seu NIS (Número de Identificação Social), requisito para emitir a carteira.

Como emitir o documento especial para idosos com mais de 60 anos

Atualmente existem duas maneiras de emitir o documento especial para idosos: digitalmente, pelo portal da SNAS (Secretaria Nacional de Assistência Social) ou no CRAS.

Para emitir online pelo SNAS basta seguir estes passo:

  1. Acesse o portal para emitir o documento;
  2. Faça login na conta Gov.br, clicando em “Entrar com gov.br”;
  3. Agora clique em “Emitir Carteira”;
  4. Se solicitado, preencha os dados, incluindo os documentos.

No final, o documento já vai estar disponível para impressão e além das informações de identificação do idoso, ela vem também com um QR Code para validação.

A possibilidade de emitir digitalmente foi uma forma de facilitar a vida das pessoas mais velhas, principalmente as que encontram dificuldade ao se locomover. Mas quem preferir pode emitir presencialmente no CRAS, levando um documento de identidade com foto, CPF e o número do NIS.

A carteira do idoso só é válida por 2 anos e quem quiser continuar usando as funções precisa solicitar um novo, preferencialmente antes do vencimento!

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