Idosos podem solicitar remédios extras hoje mesmo: Veja como!

Você sabia que os programas do governo permitem aos idosos solicitarem remédios extras com descontos especiais!

Idosos podem solicitar remédios extras hoje mesmo: Veja como!
Foto: FDR

A ampliação do Farmácia Popular agora permite que os idosos peguem remédios de graça e ainda recebam também descontos extras, desde que apresente a Carteira de Pessoa Idosa do governo; entenda!

O que é a Carteira da Pessoa Idosa?

A Carteira da Pessoa Idosa é um novo documento do governo federal que concede uma série de benefícios para o público com mais de 60 anos no Brasil. 

A carteira conta com as informações de identificação da pessoa, contando com QR Code e um código para a validade. Para ter acesso, é preciso ter o rendimento máximo de até 2 salários-mínimos.

Um dos principais benefícios da Carteira da Pessoa Idosa é a gratuidade em viagens interestaduais de ônibus, desde que apresente o benefício diretamente no momento da compra.

Como tirar a Carteira da Pessoa Idosa?

A Carteira da Pessoa Idosa pode ser emitida por diferentes formas, tanto presencialmente quanto diretamente pela internet.

Para ter acesso ao documento, além da renda máxima de dois salários-mínimos, é preciso estar cadastrado no CadÚnico, sistema que recebe as informações das famílias.

Por sua vez, para fazer o cadastro no CadÚnico, é preciso ir até uma unidade do CRAS em sua cidade.

Idosos podem solicitar remédios extras hoje mesmo: Veja como!
Foto: Reprodução

Já para tirar a Carteira da Pessoa Idosa, é possível fazer a emissão pelo site da carteira do idoso ou ir à uma unidade do CRAS. A carteira pode ser emitida e impressa em casa, ou até mesmo ficar armazenada no celular. 

Como solicitar os remédios gratuitos?

O Programa Farmácia Popular é o principal mecanismo de acesso à medicação no país, garantindo boas economias para os seus usuários e democratizando o acesso no país.

De acordo com as novas atualizações do programa, foram inclusos os remédios para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite, entregues sem custos em unidades devidamente regularizadas. 

Com a carteira de idoso, a pessoa pode receber o dinheiro em casa e sem custos, principalmente para uma série de doenças e de problemas de saúde.

Por sua vez, o Farmácia Popular trabalha com mais de 40 itens de saúde, além dos remédios, contando com absorventes e fraldas. Outras doenças como asma, diabetes e hipertensão também são cobertas. 

Com o auxílio do Farmácia Popular, milhões de pessoas podem ter acesso a tratamentos com custos reduzidos ou até de maneira totalmente gratuita. 

Outros benefícios do cartão do idoso?

Além do acesso ao Farmácia Popular, a Carteira da Pessoa Idosa conta com a gratuidade do transporte interestadual. 

Os idosos que utilizam os serviços públicos podem participar dos Conselhos dos Usuários, auxiliando a fornecer melhorias para todos. 

Nesse sentido, consegue garantir de maneira mais facilitada outros acessos como filas e atendimentos preferenciais em locais públicos e privados, um dos direitos básicos da pessoa idosa.

Portanto, quem tem direito ao tirar o benefício deve encaminhar junto ao governo federal, visto que o processo pode ser feito de maneira bem rápida e funcional até mesmo direto pela internet, garantindo bons acessos diários.

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.