Idosos com 65, 66, 67, 68, 69 anos para cima têm benefício exclusivo garantido por lei e comemoram

O governo vem trabalhando firme para cuidar das pessoas mais velhas e um bom exemplo disso é que agora os idosos têm um novo benefício exclusivo que está deixando muita gente feliz. Também existe uma série de outros programas destinados a trazer mais comodidade para as vidas de quem tem a idade avançada e você vai conferir alguns dos principais neste artigo!

Casal de aposentados conferindo o novo benefício exclusivo para idosos no notebook
Imagem: Drazen Zigic no Freepik / Casal de aposentados conferindo o novo benefício exclusivo para idosos no notebook

Idosos têm isenção de IPTU e IPVA em território brasileiro

Se tem uma coisa que o Brasil sabe fazer é reconhecer a importância do cidadão idoso. Afinal, essas pessoas trabalharam por toda a sua vida e é nesse momento que elas mais precisam de uma ajudinha.

Pensando nisso, nosso governo continua inovando com serviços exclusivos para atender às necessidades de quem já tem uma idade mais avançada.

Um deles são as isenções em impostos diversos, um benefício adotado em todo o país, com o intuito de aliviar o tributo para os idosos de baixa renda. E desses impostos, os mais famosos são o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores).

Os dois impostos são bem parecidos. Enquanto o IPTU é um tributo anual que os municípios cobram sobre imóveis nas áreas urbanas, o IPVA é estadual e recai sobre veículos automotores.

Ambos os impostos são obrigatórios e quem não pagar pode acabar perdendo os bens e com seu nome no Serasa.

Entretanto, se você for idoso poderá ser isento de ambas, caso cumpra com alguns requisitos do município ou estado no qual você se encontra.

Por exemplo, para ser isento do IPTU como idoso, a pessoa geralmente precisa ter:

  • Pelo menos 65 anos;
  • Renda familiar mensal de no máximo 2 salários mínimos;
  • Um único imóvel, que deve ser usado como residência.

Os requisitos para isenção do IPVA são praticamente os mesmos:

  • Pelo menos 65 anos;
  • Renda familiar mensal de no máximo 2 salários mínimos;
  • Um único automóvel, que deve ser de uso pessoal.

Outros benefícios para idosos

Mas a isenção do IPTU e IPVA é só um dos inúmeros benefícios que os idosos podem receber no Brasil.

Dependendo de onde estejam e sua situação, pessoas a partir de 65 anos ainda podem desfrutar de coisas como transporte gratuito, isenção ou redução de taxas para serviços de saúde e serviços de assistência social.

Os idosos ainda podem contar com benefícios financeiros e descontos em produtos e serviços variados, além de terem preferência em atendimento.

Alguns deles, como o BPC (Benefício de Prestação Continuada), chegam até a garantir um salário mensal para pessoas de idade avançada em situação de vulnerabilidade.

Novo benefício exclusivo para idosos

Mas tem um novo benefício exclusivo para idosos que tem deixado muita gente feliz. O governo digitalizou recentemente a Carteira da Pessoa Idosa — também conhecida como “Carteira do Idoso” — e agora está mais fácil do que nunca ter a sua.

O idoso pode emitir o documento de graça e entre suas funções ele garante acesso gratuito a transporte interestadual (ou desconto de pelo menos 50%), mas serve também como identificação e comprovante de renda.

Jaizon Carlos
Escrito por

Jaizon Carlos

Jaizon é redator de blogs desde 2019, já escreveu sobre vários temas, mas tecnologia é o seu assunto preferido. Também é ghostwriter, já deu aulas de línguas e faz traduções às vezes. Fã de games, séries e filmes, está sempre em busca de aprender mais, especialmente sobre as áreas que lhe interessam. Seu sistema operacional favorito? Qualquer coisa que rode Linux!