Inscrições prorrogadas! Concurso da Guarda de Capanema passa por mudanças

Concurso da Guarda de Capanema tem mais uma oportunidade para você que estava pensando em participar!

A FADESP (Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa), banca organizadora do processo seletivo, informou a prorrogação do período de inscrição.

Agora os interessados têm até o dia 4 de setembro para se inscreverem e garantirem uma entre as 12 vagas.

Para saber mais sobre este concurso, não sai daí, pois, trouxemos muitos informações importantes abaixo!


Veja o que muda no Concurso da Guarda de Capanema

Além do prazo para inscrição, as datas das provas, e consequentemente, de resultados e outras etapas também mudaram.

Um homem uniformizado com seu rádio após passar no Concurso da Guarda de Capanema
Imagem: Reprodução/Freepik – Edição/Brasileiro Trabalhador

Assim, as inscrições ia inicialmente até 14 de agosto. Contudo, em Julho, a FADESP informou sobre a decisão de prorrogar o edital.

Com isso, quem ainda não tinha se inscrito, tem a chance de participar. Aliás, nós recomendamos conferir o calendário completo no edital retificado.

Para facilitar a compreensão, toda alteração no texto original está destacada em amarelo no quadro do cronograma.

Desse modo, você fica sabendo exatamente quando ocorrerão as etapas desse processo seletivo que conta com diferentes fases.

Reembolso para quem já pagou

Com a alteração no cronograma, a banca destacou a possibilidade de pedir o reembolso, caso o participante não queira mais participar do concurso.

Não tem segredo algum no processo, tudo o que você precisa fazer é, enviar um e-mail para [email protected].

Notifique na barra de assunto o interesse no reembolso do concurso e aguarde as orientações para receber o seu dinheiro de volta.

Das provas e etapas do concurso

Este concurso oferece vagas para outros cargos além de guarda municipal, então, muita atenção ao verificar as informações no edital.

Basicamente, os participantes passarão por algumas etapas, que destacamos a seguir, e você deve conferir melhor no edital:

  • Prova de Conhecimentos com Provas Objetivas para todos os cargos. Esta etapa, portanto, é eliminatória e classificatória;
  • Prova de Títulos para todos os cargos de nível superior. A prova em questão é apenas classificatória e se aplica a candidatos selecionados conforme as regras no edital;
  • O Exame Médico Ocupacional é uma etapa que pode abranger todos os exames referentes às condições de saúde física e mental. Trata-se de uma fase eliminatória apenas para alguns candidatos;
  • A Prova de Aptidão Física será compatível com o cargo, mas também é eliminatória para os cargos destacados no edital;
  • O Exame Psicológico com análise de perfil, de caráter eliminatório, deve ser aplicado a alguns perfis que o edital também aponta.

Como falamos, atenção às etapas e no cronograma oficial, você confere a data de cada uma.

No próprio edital, os participantes podem ver o conteúdo programático, a estrutura das provas objetivas, metodologia para pontuação e tudo o que é necessário saber antes de se inscrever.

Lembrando! As principais mudanças do concurso público são referentes ás datas de alguns eventos, sobretudo, a inscrição e as aplicações das provas.

Para não perder mais novidades como esta, te convidamos para ver as notícias que reunimos todos os dias para você aqui, no Brasileiro Trabalhador!

Moysés Batista
Escrito por

Moysés Batista

Moysés é Bacharel em Letras pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atuando como Redator Web nos últimos quatro anos, entregou mais de 10 mil artigos em SEO. Hoje, escreve diariamente para o Brasileiro Trabalhador. Além de artigos otimizados, escreveu livros como Ghost Writer, trabalhos acadêmicos, cursos, roteiros para canais do YouTube, entre outros tipos de textos, colaborando com dezenas de clientes dentro e fora do Brasil.