INSS alerta beneficiários: falta de saque por mais de 60 dias interrompe pagamentos

INSS alerta beneficiários: falta de saque por mais de 60 dias interrompe pagamentos.

INSS alerta beneficiários: falta de saque por mais de 60 dias interrompe pagamentos.
Foto: Divulgação

O governo bateu o martelo e instituiu regras para quem não sacar o benefício do INSS após a liberação.

Veja agora a regra!

Beneficiários têm prazo máximo para retirar dinheiro do INSS

De acordo com o INSS, os beneficiários precisam sacar os fundos em até 60 dias após a data de pagamento.

Nesse sentido, os fundos devem ser sacados da rede bancária dentro do prazo. Caso contrário, serão devolvidos pelo banco ao Instituto.

Quais as motivações para a decisão?

Segundo o INSS, a medida foi estabelecida com a motivação da segurança, principalmente para evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes financeiras.

E isso já acontece quando o sistema do INSS identifica possibilidade de fraude, suspendendo o pagamento até a regularização da situação.

E se não retirar o dinheiro?

Caso o beneficiário tenha esquecido de receber o dinheiro, precisará regularizar a situação.

Nesse sentido, é preciso entrar em contato com os canais de atendimento do Instituto, pelo atendimento 135 ou pelos serviços do Meu INSS.

No app ou no site, faça o login com usuário e senha, buscando o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.

A Central Telefônica 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, sem custo de ligação.

Como funciona a prova de vida do INSS?

A prova de vida do INSS também gera dúvidas e atrasos no pagamento dos benefícios do Instituto.

O objetivo é justamente certificar que o cidadão ainda está vivo, com diz o próprio nome, e tem direito a receber o benefício da aposentadoria ou da pensão.

Por muito tempo, a prova de vida era feita com o comparecimento presencial em uma unidade do Instituto.

No entanto, ao longo dos últimos anos, o Instituto investiu na digitalização dos processos, e agora a prova de vida mudou.

O INSS cruza dados de outras fontes, como registros do SUS e outras informações para atestar o direito do recebimento do benefício.

Somente em casos de inconstância de dados é que o INSS realiza outras convocações para fazer o teste da prova de vida.

O que fazer se tiver o benefício do INSS bloqueado ou suspenso?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que causou a suspensão ou o bloqueio do benefício do INSS. 

E isso pode envolver uma série de motivos, como não realização da prova de vida, inconstância nos dados, ausência em perícias médicas ou agora a falta de saque do benefício por mais de 60 dias.

Cada tipo de problema vai trazer soluções diferentes. Confira:

1. Falta de atualização dos dados

Ligue para a Central de Atendimento 135 ou dirija-se à uma unidade do Instituto, além de poder usar os canais digitais do INSS.

Se o seu benefício do INSS foi bloqueado ou suspenso, é fundamental identificar a causa para tomar as medidas adequadas. As razões mais comuns incluem:

2. Ausência em perícia médica

Caso seja convocado para uma perícia médica e não compareça, o beneficiário pode ter o benefício suspenso.

E isso ocorre mais frequentemente para beneficiários do auxilio-doença ou da aposentadoria por invalidez.

O primeiro passo é justamente reagendar a perícia o mais rápido possível.

Principais canais de atendimento

O app e o site do Meu INSS permitem atualização de dados, encaminhamento de pedidos e atendimento para resolver problemas.

Por sua vez, a central de atendimento 135 é gratuita e pode receber chamadas sem custos. 

Gabriel Gonçalves
Escrito por

Gabriel Gonçalves

Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.