INSS alerta beneficiários: falta de saque por mais de 60 dias interrompe pagamentos
INSS alerta beneficiários: falta de saque por mais de 60 dias interrompe pagamentos.

O governo bateu o martelo e instituiu regras para quem não sacar o benefício do INSS após a liberação.
Veja agora a regra!
Beneficiários têm prazo máximo para retirar dinheiro do INSS
De acordo com o INSS, os beneficiários precisam sacar os fundos em até 60 dias após a data de pagamento.
Nesse sentido, os fundos devem ser sacados da rede bancária dentro do prazo. Caso contrário, serão devolvidos pelo banco ao Instituto.
Quais as motivações para a decisão?
Segundo o INSS, a medida foi estabelecida com a motivação da segurança, principalmente para evitar pagamentos indevidos e tentativas de fraudes financeiras.
E isso já acontece quando o sistema do INSS identifica possibilidade de fraude, suspendendo o pagamento até a regularização da situação.
E se não retirar o dinheiro?
Caso o beneficiário tenha esquecido de receber o dinheiro, precisará regularizar a situação.
Nesse sentido, é preciso entrar em contato com os canais de atendimento do Instituto, pelo atendimento 135 ou pelos serviços do Meu INSS.
No app ou no site, faça o login com usuário e senha, buscando o serviço “Solicitar Emissão de Pagamento não Recebido”.
A Central Telefônica 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h, sem custo de ligação.
Como funciona a prova de vida do INSS?
A prova de vida do INSS também gera dúvidas e atrasos no pagamento dos benefícios do Instituto.
O objetivo é justamente certificar que o cidadão ainda está vivo, com diz o próprio nome, e tem direito a receber o benefício da aposentadoria ou da pensão.
Por muito tempo, a prova de vida era feita com o comparecimento presencial em uma unidade do Instituto.
No entanto, ao longo dos últimos anos, o Instituto investiu na digitalização dos processos, e agora a prova de vida mudou.
O INSS cruza dados de outras fontes, como registros do SUS e outras informações para atestar o direito do recebimento do benefício.
Somente em casos de inconstância de dados é que o INSS realiza outras convocações para fazer o teste da prova de vida.
O que fazer se tiver o benefício do INSS bloqueado ou suspenso?
Em primeiro lugar, é preciso entender o que causou a suspensão ou o bloqueio do benefício do INSS.
E isso pode envolver uma série de motivos, como não realização da prova de vida, inconstância nos dados, ausência em perícias médicas ou agora a falta de saque do benefício por mais de 60 dias.
Cada tipo de problema vai trazer soluções diferentes. Confira:
1. Falta de atualização dos dados
Ligue para a Central de Atendimento 135 ou dirija-se à uma unidade do Instituto, além de poder usar os canais digitais do INSS.
Se o seu benefício do INSS foi bloqueado ou suspenso, é fundamental identificar a causa para tomar as medidas adequadas. As razões mais comuns incluem:
2. Ausência em perícia médica
Caso seja convocado para uma perícia médica e não compareça, o beneficiário pode ter o benefício suspenso.
E isso ocorre mais frequentemente para beneficiários do auxilio-doença ou da aposentadoria por invalidez.
O primeiro passo é justamente reagendar a perícia o mais rápido possível.
Principais canais de atendimento
O app e o site do Meu INSS permitem atualização de dados, encaminhamento de pedidos e atendimento para resolver problemas.
Por sua vez, a central de atendimento 135 é gratuita e pode receber chamadas sem custos.




Gabriel é formado em Comunicação Social pela Unicamp e mestrando em Cultura e Comunicação pela Universidade de Lisboa. Atuando como redator por mais de 8 anos, já escreveu sobre diferentes temas como educação, finanças, leis e saúde. Além disso, trabalha como produtor de conteúdo nas redes sociais e pratica esportes nas horas vagas.